Facebook não terá botão "Não Curti": Opinião

O Facebook não terá "botão não curti': 

Desde que grandes portais anunciaram que o Facebook que o Facebook irá ganhar um botão "Não Curti" ou "Deslike", uma grande polêmica tem se instalado nas redes sociais.

Inicialmente, quero advertir que essa postagem é apenas uma opinião pessoal minha, baseada nas palavras do Mark Zuckerberger e não necessariamente uma verdade. Posso estar completamente equivocado:

O que disse Mark Zuckerberger sobre a possibilidade do Facebook colocar o botão "Não curti" nas postagens?

«« "Demorou um certo tempo até chegarmos aqui, pois não queremos transformar o Facebook em uma forma das pessoas votarem sim ou não nos posts. Essa não é a comunidade que queremos criar. Mas, recebemos pedidos onde as pessoas não querem ‘votar’ curti ou não curti, o que elas realmente querem é expressar sua empatia.

Quando alguém está passando por algum momento difícil, não é confortável curtir aquele post, mas seus amigos podem querer expressar que eles entendem e, eu entendo que é importante dar as pessoas mais opções do que apenas curtir. Estamos trabalhando nisso há algum tempo, é algo complicado e uma pequena interação não é assim tão simples. Porém, temos algumas ideias, vamos colocar em testes logo e dependendo do resultado, vamos liberar para mais pessoas”.»»

Na minha interpretação, Mark deixa claro que não é intenção do Facebook criar uma comunidade onde as pessoas possam se digladiar em batalhas de sim ou não. Isso tem sido claro desde sempre.  Mark sabe perfeitamente que tal botão em todos os locais podem gerar muitas brigas e muitos rompimentos de amizades.

Por outro lado, Mark também sabe que as pessoas tem necessidade de expressar desagravo por uma noticia e não pela postagem da mesma na timeline. Como no caso de tragédias, por exemplo: As pessoas ficam gratas por serem informadas, mas obviamente não curtem a tragédia e gostariam de demostrar isso em forma de botão.

Pode parecer estranho, mas as pessoas dão curtidas em postagem somente para dizer que leram, e isso ocorre até em noticias de óbitos de amigos e parentes dos amigos. Mas obviamente ninguém está curtindo.
Mark diz que tem algumas ideias que não farão com que o uso do novo botão sirva para negativar as postagens. Acredito que essa filosofia inviabiliza o novo botão em fotos.

O novo botão, se houver, já que serpa implementado somente se aprovado nos testes, provavelmente será diferente de um simples e genérico "Não curti". Talvez seja algo como " estou triste" .
Posso estar errado mas creio que o Facebook não terá "botão não curti':

Postar um comentário

0 Comentários