A farsa dos animais bêbados de amarula na floresta

Um vídeo que mostra animais bêbados na florestas que, supostamente, teriam ingerido as frutas fermentadas de amarula -derrubadas propositalmente por elefantes- é, talvez, uma das maiores trollagens e farsas do século 20 e que persistem até os dias de hoje. Uma farsa que ganhou o Globo de Ouro de 1975 como melhor documentário e enganou até o Tadeu Schmidt e o seu Detetive Virtual no programa Fantástico.

Primeiro é preciso entender que Marula é o nome da frutinha que supostamente deixa os animais da Floresta embriagados e Amarula é o nome do licor comercial feito da  marula.



O famoso vídeo que circula na internet, e tem enganado muita gente desde 1974, faz parte do documentário “Animals are beautiful people”. Esse documentário foi dirigido por Jamie Uys, famoso por sua comédia “Os Deuses Devem Estar Loucos”. Mas, infelizmente, parece que o que James andou fazendo no documentário da floresta não é nem  um pouco cômico. Existe uma forte desconfiança de que os animais que aparecem tropeçando e com jeitão de embriagados, na verdade foram dopados por substâncias químicas que os deixaram grogues.

James parece ter se aproveitado do fato dos elefantes realmente terem o costume de sacudir a arvore da marula para que os frutos caiam e eles ( assim como os demais animais) possam comer, mas se repararmos no vídeo, tanto o elefante quanto os demais animais comem a fruta fresca, e não fermentada, portanto sem álcool.

Outro fator que chama muito a atenção, é o metabolismo do elefante. Como algumas frutinhas seriam capazes de embebedar um elefante? 

Estudos feitos por pelos biólogos Steve Morris, David Humphreys e Dan Reynolds, da Universidade de Bristol – na Inglaterra ( leia aqui em inglês) provam que os frutos fermentados de marula chegam a no máximo 7% de teor alcoólico, e como para deixar um elefante embriagado são precisos de cerca de 2 litros de etanol, seria preciso que um elefante ingerisse continuamente 1.400 frutos de marula fermentadas de uma só vez. Um elefante para ficar bêbado precisa estar ingerindo sempre o álcool , pois se parar de beber o seu metabolismo elimina o álcool, em outras palavras, é quase impossível embebedar um elefante. Mas dopar, você pode, facilmente, já que as drogas utilizadas não são eliminadas como o álcool.

Agora uma pergunta bastante simples, e sem nenhum dado técnico, somente baseada na obviedade. Por que só existe esse vídeo mostrando a farra na floresta? Por que será que algo tão interessante nunca mais foi registrado, nem mesmo por turistas que visitam a região? Se essa falta de novas imagens já era questionável em 1975, imagina nos dias de hoje.





Resumindo, o vídeo é super engraçado, mas ao menos para mim deixou de ser , depois que descobri que provavelmente foram usados animais dopados propositalmente pela ganância de do homem.

Postar um comentário

0 Comentários