VERDADE: Governo vai criar o Bolsa Novela

O Governo brasileiro pretende  criar o chamado "Bolsa Novela" e acabar com o que o Ministro das Comunicações chamou de " era do Bombril na antena".
O projeto "Bolsa Novela" consiste em conceder benefícios fiscais, subsídios, facilitar o crédito para a compra de televisores digitais e conversores ou até mesmo doar os conversores para quem faz parte do projeto Bolsa Família. 

A ideia é poder acelerar o processo de migração do sistema de TV analógico para o sistema digital que abrirá leilão para as operadoras de telefonia móvel, a frequência de 700 MHz, faixa ocupada hoje pela frequência UHF. Com o Leilão enfim chegaremos a era do 4G.



Por que o governo vai mexer nas frequências?
O objetivo é leiloar para as operadoras de telefone celular a frequência de 700 MHz, hoje usada por canais de UHF.

Por que passar a faixa de 700 MHz para as teles?
Porque, por razões técnicas, essa frequência permite a expansão mais rápida e mais barata da internet móvel de quarta geração, a 4G.

Por que isso afeta quem assiste à TV?
A frequência de 700 MHz é como uma rodovia, na qual três faixas servem à transmissão analógica e outras três à digital. Com o leilão, acaba o sinal analógico, deixando livres as três faixas para a internet. Quem não tiver um aparelho digital ou um conversor digital não poderá ver TV.

Um conversor digital hoje custa por volta de R$ 100,00 e cerca de R$ 25,00 desse custo são impostos Federais e Estaduais. Compare preços de conversores Digital de TV, aqui.

Claro que muita gente está revoltada com essa decisão. Isso porque apesar da necessidade de implementação da nova tecnologia 4G, existem dezenas de outras prioridades que demandam urgência e o Governo não tem tido a mesma pressa ou interesse.

E você, o que acha?

Postar um comentário

0 Comentários