Cuidado, compartilhar fotos do ambiente de trabalho pode causar demissão

Cuidado, compartilhar fotos do ambiente de trabalho em redes sociais pode dar demissão por justa causa.


Uma decisão do TST ( Tribunal Superior do Trabalho ) deu ganho de causa ao hospital Prontolinda, em Olinda-PE-, que demitiu uma enfermeira que teria publicado no Orkut, fotos da equipe hospitalar trabalhando na UTI.


Ao ser demitida por justa causa, a enfermeira, entrou com um pedido de indenização contra o hospital, alegando discriminação por não ter sido a única a publicar as fotos. A enfermeira pediu que fosse descaracterizado a demissão por justa causa e pleitou uma indenização por danos morais. Inicialmente a 3ª Vara do Trabalho de Olinda, acatou o pedido da enfermeira e condenou o Hospital a pagar indenização de R$ 35.000.


O hospital recorreu da decisão, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região, que revogou a deciosão anterior e deu ganho de causa ao Hospital.
De acordo com o TRT, a enfermeira divulgou fotos que resultaram em comentários de "mau gosto" tanto da enfermeira quanto de quem teve acesso as fotos. Além de exibir a Logomarca do hospital sem prévia autorização, na foto era possível ver os pacientes, muitos obviamente por estarem em uma UTI, se encontravam em estados grave, havendo desrespeito a eles e seus familiares.


A sentença saiu em Abril e foi confirmada pelo TST no dia 12 de Junho.


Cuidado, postar fotos do ambiente de trabalho nas redes sociais pode causar demissão por Justa causa de acordo com decisão do TST



Fica portanto o alerta aos internautas que costumam publicar fotos do ambiente de trabalho, mostrando brincadeiras e ou fazendo comentários que possam agredir a empresa.


Existe uma diferença muito grande entre um NÃO funcionário divulgar e denunciar abusos e descasos de uma empresa e um funcionário fazer o mesmo. Obviamente que a decisão é bastante polêmica, mas ainda assim, como foi criada uma Jurisprudência, é bom os internautas ficarem atentos e evitarem postar em redes sociais, como Orkut, Facebook , Google Plus e etc, fotos que possam servir de motivos para uma demissão com justa causa, ainda mais se o empregador só espera uma oportunidade para demitir o funcionário.


Infelizmente não tive acesso as fotos para poder julgar o quão inadequada foram as imagens e os comentários, mas enfim: #Ficaadica.



Postar um comentário

0 Comentários