Como resolver quando o Windows Explorer acusa erro e fecha no WIN 7

ATENÇÃO: Update no final da postagem pode ter solução definitiva para assistir videos em MKV no Windows
Existem muitos motivos que fazem com o Windows Explorer trave ou acuse erro. Na maioria das vezes são programas incompatíveis que foram instalados e claro, não se pode deixar de pensar em vírus. Normalmente quando o problema é decorrente da presenças de Malwares, o Windows Explorer passa a abrir e fechar sozinho, travar ou reiniciar o PC a cada vez que é aberto.
Se o seu caso for esse , passe um bom antivírus, além de fazer scanner com o malwarebytes anti-malware e o DR.WEB, duas ferramentas essenciais no auxilio de detecção e remoção de vírus, que não pesam no PC e não entram em conflitos com o seu Anti-vírus.
Mas nem sempre o travamento ou acusação de erro do Windows Explorer no Win7 é causado por vírus.Na maioria das vezes a causa é um programa baixado que é incompatível com o Win7. Nesse caso o erro ocorre quando se abre a pasta do Download: Se você possui sua pasta de downloads cheia, e programa defeituoso se encontra lá embaixo da pagina da pasta de Downloads, é possível que o erro só ocorra quando você rolar a página e o programa defeituoso aparecer na listagem.

windows-7-erros-com-msi-intaller-e-update
Recentemente, tive esse problema envolvendo um filme que baixei no formato Matroska (.Mkv). Toda vez que eu abria  a pasta de downloads, onde baixei o filme, o Win 7 acusava erros no Windows Explorer e mandava eu fechar o programa. Dessa forma eu não conseguia remover o arquivo, pois não conseguia chegar em sua pasta. Nem mesmo iniciando o Win7 em modo de segurança dava certo. Restauração de sistema também não. A solução para deletar o arquivo foi bem simples e rápida. Basta clicar em iniciar, e na caixa de pesquisa digitar o nome do filme, ou sua extensão, no caso .MKV e com o botão direito do mouse na lista referente ao programa clicar em excluir.
A dica serve para remover qualquer outro programa que esteja instalado e causando instabilidade no Windows Explorer. Mas de nada adianta saber excluir se não se sabe o que causa o problema. Por isso é muito importante que se saiba o que está sendo baixado e quando o WIN7 começou a dar problemas. Por isso sempre ao fazer um download de qualquer coisa, crie um ponto de restauração do sistema com o nome do programa baixado. Mesmo que a restauração não resolver o seu problema, ela indicará o nome, a data e a hora que o programa foi instalado e você poderá comparar com o inicio dos problemas de seu Windows Explorer.
UPDATE:  Para resolver de vez o problema de incompatibilidade do Windows Seven com o MKV, baixe o K-Lite Codec Pack Full no Baixaki.

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Muita boa solução!!!! Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. po cara esta acontecendo exatamente a mesma coisa comigo ate o tipo de arquivo é um mkv eu passo o curso em cima do arquivo ai o explorer para funcionar,mas agora eu reinicio o sistema ele fica reiniciando o explorer milhares de vezes uma atras da outra. vo tentar ver se resolve aqui e posto a soluçao

    ResponderExcluir
  3. Aqui eu tive o mesmo problema, para resolver fiz o seguinte: primeiro eu desinstalei o Klite, mas o problema continuou, ai eu desinstalei o Divx, foi então que o explorer parou de fechar quando havia qualquer arquivo mkv na pasta e para finalizar instalei Klite ultima versão. Espero que ajude!

    ResponderExcluir
  4. tive o mesmo problema..era o Klite, tirei fora.e blz, tudo normal...valeu turma

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada! O meu problema era exatamente o último. E começou a incomodar, porque eu não conseguia abrir nenhum arquivo baixado que ia pra pasta dos downloads. Sempre que baixava um filme eu não conseguia assistí-lo, porque sempre que eu tentava tirá-lo ou copiá-lo da pasta, dava erro e a pasta fechava. Dei uma olhada e a minha pasta estava realmente cheia de arquivos. Consegui dar uma olhada nos filmes da pasta e sempre que dois específicos apareciam na tela, tudo travava. Segui os passos e excluí esses filmes. Deu certo! Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. valeu a dica, também foi com um mkv, recortei pra outro hd pra ver no wdtv e deu certo.

    ResponderExcluir
  7. valeu cara, era esse msm o problema
    eu ainda tinha botado o arquivo no desktop ai naum dava p acessar nada, mas ainda bem q o navegador tava aberto e pude chegar nesse site

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, isso significa que ao clicar em enviar, eles não são publicados imediatamente, e sim após serem analisados.