Um alerta sobre a novela meu pedacinho de chão

Um alerta tem circulado pelo Facebook tentando convencer as pessoas de que a novela 'Meu pedacinho de chão' da Rede Globo, faz referências a umbanda, por causa do nome de alguns de seus personagens.

O texto alertando contra a novel começou a circular pelo Facebook em meados de Abril, infelizmente é bem difícil detectar a sua origem já que muitas pessoas ao invés de compartilhar preferem copiar e colar, assumindo assim a autoria do texto.

Embora o texto seja apenas um jogo de associação nomes de personagens da novela com nomes de entidades da umbanda ou candomblé, é preciso destacar que quem fez o texto fez bem o seu dever de casa e conhece bem sobre "macumba" até mais que muitos que são dessa religião.

Leia abaixo o texto na íntegra:



"UM ALERTA SOBRE A NOVELA MEU PEDACINHO DE CHÃO!!! Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. O que você tem deixado entrar na sua casa? Me senti incomodada com a novela das 18:00hs (Meu pedacinho de chão), achei as roupas estranhas então decidi pesquisar, não achei nada tenebroso rs... Mas Deus me tocou para pesquisar nome por nome, descobri que a vila de Santa fé é um "TERREIRO" e que o nomes dos personagens são de "UMBANDA" veja: EPAMINONDAS chamado de ÊPA significa: saudação ao ORIXÁ OXALÁ (Êpa Babá) SERELEPE: Seus sinônimos são Gay, excitado, inquieto, danado, caxinguelê, conhecido na umbanda como Joãozinho, Saci Pererê, Negrinho do Pastoreio e Serelepe da Umbanda (sapeca adora balas e doces). PITUCA: Boneca Pituca, esoterismo e ocultismo, Famosa mãe de santo, e filha de orixá VIRAMUNDO/GIRAMUNDO: exú GINA: Famosa mãe de Santo ,A Voz de Oyá, Yansã e Ruy de Ógún, está representando o lesbianismo. AMÂNCIA: filha de OXÚM Dona TEREZA: CIGANA, OXUM PANDA, CABLOCA, No grego significa SEIFERA E CAÇADORA. TUIM: santo, saudação de umbanda. Mãe BENTA: mãe de santo CATARINA: mãe de santo RODAPÉ: pé que gira PEDRO FALCÃO: Falcão povo das aguas, OXUM Tem um senhor que vive de chapéu fumando cachimbo com bengala na mão esse vcs já sabem. Estes são apenas alguns... Que o Senhor Jesus nos lave com seu PODEROSO SANGUE e abra nossos olhos!"


Um gaiato aproveitou para tirar um belo sarro nessa crendice, e escreveu em seu compartilhamento um texto cômico e provocativo a quem acredita e compartilha esse tipo de conteúdo: O texto abaixo está reproduzido na  íntegra na base do ctrl+c, portanto o Caps Lock faz parte do mesmo.


IRMÃ, ESTOU COMPARTILHANDO SEU RECADO PQ, COMO NÃO ESTOU NA SUA LISTA, NÃO CONSIGO COMENTAR. NÃO PUDE DEIXAR DE REPARAR QUE O ESMALTE DAS SUAS UNHAS SÃO DA COR PREFERIDA DA POMBA GIRA! UM ALERTA MEU: TIRA ESSE ESMALTE PQ ISSO É O DIABO ENTRANDO NA SUA VIDA... FAÇA ISSO RÁPIDO ENQUANTO É TEMPO.... VAI QUE VC GOSTA! NA DÚVIDA, CORTA OS DEDOS PRA GARANTIR QUE A ENERGIA DA MACUMBA NÃO TENHA JÁ PENETRADO NA SUA PELE. É SÓ LIGAR O LIQUIDIFICADOR E ENFIAR AS MÃOS LÁ DENTRO QUE TÁ TUDO RESOLVIDO! NÃO SE PREOCUPE COM OS DEDOS DECEPADOS, PQ SEMPRE HAVERÁ ALGUÉM NA INTERNET PARA DIGITAR ALERTAS SOBRE ESSAS ABOMINAÇÕES!
Agora você decide em quem dar razão, se na crente ou no gaiato.

Postar um comentário

16 Comentários

  1. Incrível o grau de ignorância e do preconceito de algumas pessoas neste país. Abaixo segue a lei 9.459, fiz questão de citar a mesma pois o que está acontecendo é uma incitação contra a religião, assim como foi feito contra os judeus, contra os negros, assim como foi feito contra as mulheres. Esta moça se esquece que na Umbanda existem médicos, advogados, juízes, engenheiros, quimicos, pessoas de bem , que pagam seus impostos e que conhecem bem quais são os seus direitos e que no limite, saberão usar os meios cabíveis para proteger sua crença do pre-conceito de fanáticos religiosos.

    LEI Nº 9.459, DE 13 DE MAIO DE 1997.

    Altera os arts. 1º e 20 da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, e acrescenta parágrafo ao art. 140 do Decreto-lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940.

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

    Art. 1º Os arts. 1º e 20 da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, passam a vigorar com a seguinte redação:

    "Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional."

    "Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

    Pena: reclusão de um a três anos e multa.

    § 1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.

    Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.

    § 2º Se qualquer dos crimes previstos no caput é cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza:

    Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.

    § 3º No caso do parágrafo anterior, o juiz poderá determinar, ouvido o Ministério Público ou a pedido deste, ainda antes do inquérito policial, sob pena de desobediência:

    I - o recolhimento imediato ou a busca e apreensão dos exemplares do material respectivo;

    II - a cessação das respectivas transmissões radiofônicas ou televisivas.

    § 4º Na hipótese do § 2º, constitui efeito da condenação, após o trânsito em julgado da decisão, a destruição do material apreendido."

    Art. 2º O art. 140 do Código Penal fica acrescido do seguinte parágrafo:

    "Art. 140. ...................................................................

    ...................................................................................

    § 3º Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem:

    Pena: reclusão de um a três anos e multa."

    Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

    Art. 4º Revogam-se as disposições em contrário, especialmente o art. 1º da Lei nº 8.081, de 21 de setembro de 1990, e a Lei nº 8.882, de 3 de junho de 1994.

    Brasília, 13 de maio de 1997; 176º da Independência e 109º da República.

    FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
    Milton Seligman

    Este texto não substitui o publicado no DOU de 14.5.1997

    ResponderExcluir
  2. Tem muita gente que escreve mas não poe a cara a tapas...

    ResponderExcluir
  3. De uma coisa eu tenho certeza é Jesus esta Voltando e quem não estiver preparado vai ficar neste mundo sofrendo e vai sentir falta dos crentes que lhes ajudavam tanto......Jesus disse eis que venho sem demora prepara-te!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ai meu Deus cada louco nesse mundo!!!! Novela com macumba, nada haver....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade uma vez eu fui na igreja ouvir sobre o ex bruxo da globo que sacrificava uma criança a cada novela da globo procure mais informaçoes na internet essa emissora esta ai pra depravar e mostrar o que nao presta...vc pensa que é uma emissora comum mais por debaixo dos panos ocorrem coisas que vcs nem imaginam

      Excluir
  5. Só acho que cada uma tem que respeitar a vida e principalmente a crença de outras pessoas e não se meter e falar que está errado e sair por ai falando isso, simplesmente não tenho religião e acredito em deus assim como todos no mundo mais sendo cada um do seu jeito e é assim que tem que ser...

    ResponderExcluir
  6. Brasil... impressionante como pessoas acreditam e veneram com tanta facilidade, personagens com valores éticos iguais aos destes supramencionados acima...

    ResponderExcluir
  7. Muito engraçado esse texto . Porém uma coisa me chamou atenção, o espírito que é citado, se fosse no kardecismo, esse espírito seria coisa do Capiroto, como vocês falam. Mas sendo do evangélio é diferente. Porém, antes de comentar qualquer coisa sobre a religião, façam uma pesquisa sobre ela, o candomblé, a umbanda, vieram para o brasil, através da cultura africana, em návios negreiros, o catolicismo, foi através dos portugueses para a colonização do brasil, já o evangelho, foi pelos franceses afim de colonizar em nossos solos. Quando foi criada a constituição, deixou bem claro que o brasil é um país laico, ou seja não foi criado por nenhuma religião. Para que pudessemos escolher a nossa, livre de qualquer preconceito religioso. No código penal diz sobre isso Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Agora, procura antes qualquer informação. Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Só acho que as pessoas deveria tomar mas contas das suas vidas em vez de ficar criticando novela da Globo. Não gosta? Não assista! Desligue sua Tv e vá orar ou fazer algo que preste. O trabalho que Deus deixou pros evangélicos é falar da palavra de Deus e não obrigar as pessoas a aceitarem. Se Deus nos deu o livre arbítrio, então respeitem os umbandistas e parem de encher saco.

    ResponderExcluir
  9. Já que é pra ser "histórico e pesquisador", vmos lá. Epaminondas, foi um general e político grego do século IV a.C. Vila de Santa Fé, é um bairro de uma das cidades de São Paulo, Serelepe, é uma pessoa viva, esperta, buliçosa e quem nunca chamou uma criança tranquina assim?! Pituca, além de ser o apelido de um jogador do Atlético-GO, é também considerado um chamamento carinhoso para crianças pequenas (minha pituquinha, que coisa mais linda). Viramundo, foi o nome de um grupo de teatro de Passo Fundo, ou pode ser o nome do episodio de um filme brasileiro de 1965, como também pode ser o nome de um dos personagens do livro O Grande Mentecapto de Fernando Sabino ou simplesmente o nome da música interpretada por grandes cantores nacionais. O nome Amancia, significa aquele que ama e provém do latim. Tereza... Cadê Tereza? Onde anda. A minha Tereza? Pedro Falcão, nome comum, temos o ex-diretor da UPE Garanhuns, o professor de fotografia, formado em Artes Plásticas na Universidade de São Paulo (ECA/USP), que atualmente trabalha na Espaço da Fotografia. AH, ainda tem o baixista da banda Cambriana. Mãe Benta, foi uma doceira carioca, muito famosa, na época dos reis e atualmente quem nunca ouviu falar das receitas deliciosas da mãe benta?! Rodapé, só conheço a nota de rodapé e as faixas de rodapé que quase todo mundo tem em casa..... E por assim vai.
    O problema mesmo, está na cabeça das pessoas, que ficam por ai utilizando a bíblia e Deus, para justificar seus pensamentos retrógrados.

    ResponderExcluir
  10. desde sempre a globo passa o satanismo, so qe tem pessoas completamentes cegas qe nao qerem, enchergar, ninguem força ninguem a nada certo, mas nao precisa nem de pesqisa pra ver isso, as novelas das 21 cheia de sexo e outras coisas, e a fachetaria e pra 12 anos, desde qando uma criança de 12 anos pode ver sexo qase explicido?
    o diabo nao vai bater na porta da sua casa e pedir permisão pra entrar!!!

    ResponderExcluir
  11. Casam isso co. O Renato Aragão "o Didi " pesqjisem na i ternete um vício que fala dele da Xuxa e de outros e o que eles fazem pra novelas serem de alta aldiensia e só ponhar lá pesquisa sobre o bruxo da globo e vcs van ver a verdadeira globo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ANTES DE OPNAR APRENDA UM POUQUINHO DE PORTUGUÊS

      Excluir
    2. A BIBLIA DIZ: DEUS LEVANTOU O SIMPLES PARA CONFUNDIR O SÁBIO.

      Excluir
  12. que saber pode até ser que irma esteja certa,mas to veno isso de uma tela quem pode me dizer isso é Deus,Somente ele..

    ResponderExcluir
  13. Gente o tem haver NEGUINHO PASTOREIO? Não podia ser um BRANQUINHO PASTOREIO?
    Quanto preconceito... Agora até com os nomes das pessoas, Se não sabem, temos dois ouvidos pra ouvir e uma boca pra falar. Use com sabedoria!!!! e pregue a paz.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, isso significa que ao clicar em enviar, eles não são publicados imediatamente, e sim após serem analisados.