MENTIRA: Não atenda o 9965.0000: o seu telefone será clonado


Mais uma vez uma velha corrente falsa volta a circular na internet, tentando causar panico através da desinformação da população.

Uma mensagem em forma de foto, supostamente tenta alertar a população sobre o perigo de atender a uma ligação do numero de telefone 11-99650000, pois tal número seria capaz de clonar o seu número de telefone.



imagem falsa de alerta de clonagem de celular

Vamos a imagem e ao texto que ela contém.



ATENÇÃO!!!!!!!!!!!!!
ESTE NUMERO DE CELULAR CLONA SEU NÚMERO!!!
NÚMERO DE CELULAR QUE CLONA O NÚMERO CHAMADO...
PASSE PARA O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS.
NÃO ATENDA LIGAÇÃO DO CELULAR DE NÚMERO
(11) 99650000
TODOS OS NÚMEROS QUE ATENDEM ESTÃO SENDO CLONADOS 
*ESPALHEM
*NÃO CUSTA REPASSAR AOS SEUS AMIGOS.

Esse boato ( hoax) é bem antigo, surgiu em meados de 2004 na internet. Como a internet nessa época era coisa para poucos no Brasil, alguém resolveu imprimir o alerta e o espalhar em forma de folheto. Não era raro encontrar em banheiros e orelhões, pequenos cartazes dando o "alerta'.

No inicio, o alerta dizia que o numero era usado em um presídio do Rio de Janeiro pelo Comando Vermelho e que o alerta era dado pela própria Policia Carioca.

Vamos aos fatos verdadeiros sobre o numero 11-99650000

Esse número pertencia a empresa VIVO e era usado para relacionamentos com clientes para marketing, tanto com seus clientes, quanto de outras operadoras. Diante da onda de boatos, de que o número era usado para Clonar telefones e até mesmo sequestros, a VIVO achou por bem cancelar o número e na época postou em seu site o alerta:

Para esclarecimento, o número (11)99650000 era usado pela Vivo para contatar seus Clientes para o retorno de processos e Matriz de ofertas. 


No entanto, perante a propagação de mensagens eletrônicas de fraudadores, cuja informação de que o número (11) 99650000 estaria sendo utilizado por clonadores e sequestradores e, portanto, a ligação não deveria ser atendida, a Operadora optou em alterar o referido número a fim de desfazer esse mal entendido e garantir a segurança de seus Clientes.


Dessa forma, o número não é mais utilizado desde 21/11/2005.

Atenciosamente,


Central de Relacionamento com Clientes

www.vivo.com.br



Uma boa dica de que se trata de um boato, pode ser visto na existência do selo da Justiça Federal, usado para dar um ar de autenticidade ao "alerta". 

Embora possa passar despercebido para muitos, é muita ingenuidade se acreditar que a Justiça Federal estando ciente do fato, se limite simplesmente a emitir um alerta via Redes Sociais ao invés de mandar cancelar o tal número junto a operadora responsável.

Postar um comentário

0 Comentários