O significado de Dunga


Causou um certo assombro ( pra quem?) a estrondosa vaia que o Dunga, técnico da Seleção Brasileira ouviu no Mineirão, no jogo contra a Argentina. Dentre alguns xingamentos , podia-se ouvir claramente e com grande destaque da Rede Globo, o corinho de "Dunga burro" "Dunga jumento". Pois não é que o povo acertou em cheio, etimologicamente falando?

No Brasil a palavra Dunga tem origem Africana, a própria sonoridade da palavra deixa isso evidente.
Dunga tem origem no quicongo ndunga que significa 'Pessoa de Grande Porte' e entre os Bacongos de Angola nduga é o nome dados aos membros da seita secreta Zidunga ou Badunga.

No Brasil a palavra Dunga serve para se referir a um sujeito 'mandão', 'chefão' 'valentão' e 'bom de briga'.
Está bem claro que o apelido do técnico da seleção Brasileira, bem lhe cabia quando era apenas um jogador. Zagueiro alto, forte e que apesar de não ter sido um craque, tinha raça e muita disposição e vivia a gritar de se esgoelar, compondo e comandando a zaga.

Como técnico, ele tem se destacado pela sua arrogância, mal humor e falta de paciência e por ser um turrão de cabeça-dura e... burro.

Mas o que a palavra burro tem a ver com a palavra dunga? Bem, lembram o anãozinho xôxo, sem sal e com jeito de abestado da Branca de Neves, criado pelos irmãos Grimm e posteriormente lançado como filme da Disney em 1937 ? Pois no original em inglês ele se chama Dopey.

Dopey é uma gíria que em inglês é usada para chamar uma pessoa de tapada ou burra.

Parece que nunca um apelido caiu tão bem em uma pessoa quanto esse, chegando a se revelar real até mesmo na nova característica do nosso Dunga; Característica que era até então desconhecida na sua época de jogador mandão e chefão: a de burro e tapado.

Então para ficar bonito e para Inglês entender, que tal na próxima vaia chamar o Dunga de Dopey?!


Technorati - -

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Praticamente uma adaptação moderna d'A Arte do Insulto =p

    ResponderExcluir
  2. Legal a busca pelo significado.Mas oque ninguém sabe é que a Blog não gosta nem um pouco de Dunga porque ele cortou a mamata dela em entrevistas exclusivas com os jogadores,agora a emissora quer a cabeça do técnico.

    passa lá


    >> www.topzet.com
    (cinema,séries,livros,música...)

    ResponderExcluir
  3. Bah, viajei agora imaginando a torcida vaiando o Dunga ahuehauha a verdade é que futebol é um negócio bem ingrato, o cara que é ídolo um dia é burro no outro... mas não vem ao caso.
    Muito divertido o post ahuehaueha

    Gostei do blog :)

    http://lavictimaperfecta.blogspot.com/

    Passa lá, depois, se quiser.

    ResponderExcluir
  4. POw acho q sou o unico que vou falar isso, mas eu acho que o DUnga tem um crédito ainda na seleção!
    Quando eu vi ele jogando na copa de 94 ficava todo feliz de ver alguem mostrnado que amava o seu pais igual ele fazia por isso acho q ele tem crédito!

    pow gostei do blog!

    to botando o banner de vc´s lá no meu, quando colocarem o meu aki me avisem ok?

    abraços


    Mijei de Rir - Alegria e diversão!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, isso significa que ao clicar em enviar, eles não são publicados imediatamente, e sim após serem analisados.