Mosquito Aedes aegypti agora causa paralisia muscular: Miosite

Mosquito Aedes aegypti agora causa paralisia muscular:

Se já existia um certo pânico na população com o Zika vírus gerando crianças com microcefalia, a coisa pode ficar ainda pior com a confirmação, feita pelo Hospital da Restauração em Recife, do primeiro caso de miosite aguda causada pelo vírus da chikungunya, também transmitido pelo mosquito Aedes aegypit.

A miosite ataca os músculos, causa dores, convulsões, paralisia de partes do rosto, dos braços, das pernas e do aparelho respiratório.



O caso de miosite causado pelo chikungunya foi registrado em Danielle Marques de Santana, 17 anos, que infelizmente não resistiu e morreu no dia 6 de Janeiro e somente agora foi revelado ao público.

De acordo com a equipe médica, foram feitos todos os exames necessários para que pudesse ser confirmado a relação entre a miosite de Danielle e o virus chikungunya.

"Fizemos todos os exames e foi confirmado que a chikungunya levou ao quadro de miosite, que por sua vez provocou uma infecção generalizada, levando Danielle a óbito. É um caso inédito no país que acende mais uma luz vermelha, afirmou Lúcia Brito, chefe do setor de Neurologia do Hospital da Restauração.

Esse é o 3º caso no mundo em que foi registrada essa relação. Anteriormente só tiveram casos na índia, em 2012 e 2013. É cedo para se dizer que estamos diante de um quadro de epidemia, afinal, mal sabem ainda porque o chikungunya evolui para a miosite. Acredita-se que sejam fatores genéticos e baixa imunidade da paciente falecida.

Apesar do virus chikungunya não ter atacado tanta gente como nos casos de Zika e dengue, vale lembrar que tem aumentado cada vez mais. So nos primeiros 15 dias de Janeiro foram registrados somente em Pernambuco 701 casos.

Postar um comentário

0 Comentários