Perigo de se reutilizar garrafas descartáveis para guardar água

Se você costuma armazenar água em garrafas recicláveis, saiba que pode estar colocando em riscos a sua saúde, ou até mesmo já estar sofrendo com os efeitos danosos da ingestão de bactérias e outros matérias que se soltam das referidas garrafas, principalmente as PET, que são derivadas do petróleo.

Existem 2 grandes problemas na utilização dessas garrafas; Liberação de toxinas e proliferação de bactérias. Poucas pessoas possuem o hábito de lavar as garrafas plásticas quando termina a água nela contida. O pensamento comum é; Ora, se só tem água, então está limpa, certo? Errado.



A emissora KLTV examinou níveis de bactérias em garrafas d’água usadas por uma semana sem serem lavadas. As culturas bacterianas foram tiradas do gargalo e boca das garrafas. Resultado: “Em todas as garrafas havia muitas bactérias do tipo que podem fazer você adoecer gravemente, quase como uma intoxicação alimentar”, disse à emissora o médico Richard Wallace, do Centro de Saúde da Universidade do Texas. “Podem provocar náuseas, vômito, diarreia. Basicamente o pior vômito de sua vida.”

Quanto mais detalhes protuberantes e relevos internos possui uma garrafa, maior é a chance de bactérias se alojarem e ficarem encrustadas, formando colônias que tanto podem ser visíveis na forma de pequeno lodos, quanto invisíveis.

Lavar as garrafas periodicamente ( use uma escova de lavar mamadeira para isso) é extremamente importante, mas não suficiente. Essas garrafas não foram feitas para serem reutilizadas diversas vezes, a bem da verdade, o seu uso é quase restrito para uma vez, não devendo ser reutilizadas. Isso porque com o tempo elas vão amassando e adquirindo arranhaduras que soltam substancias nocivas que podem causar doenças hormonais perigosas, com riscos de diabetes e hipertensão ( estudos não conclusivo).

Resumindo, você pode guardar sua agua nas garrafas recicláveis, mas lembre-se de lava-las sempre e de jogar fora periodicamente, evitando ter garrafas "velhas". Procure usar material menos lesivos a saúde, como o Vidro, mas não se esqueça de lavar periodicamente.





Postar um comentário

0 Comentários