Cuidado: Dormir mais 5 minutinhos pode ser prejudicial a saude

Sabia que o botão soneca do despertador pode destruir o seu dia?

Quem, ao acordar com o despertador não gosta de clicar no botão Soneca e adiar o despertar por mais 10 minutinhos, ou ao ser acordado pela mãe, marido ou esposa, não pede o famoso, " Ah.... só mais 5 minutinhos?..." 
O mais interessante é que esses 5 minutinhos a mais, parecem nos revigorar, certo? ERRADO!

Pois é,  esse hábito que usamos para nos enganar e pensarmos que descansamos mais, e aparentemente nos faz ficar mais dispostos, faz exatamente ao contrário. É uma muleta psicológica que mais prejudica que ajuda. Joga pelo ralo todo a química do seu cérebro para o dia e não nos dá nenhum descanso a mais.

Quando você dorme, logo no início de seu sono, o seu corpo libera uma substância chamada serotonina na corrente sanguínea. Essa substância, é um neurotransmissor associado ao bem estar e a felicidade. Por isso aquela sensação deliciosa logo antes de adormecer, nos acalmando e nos deixando super bem... por isso que forçar mais uma "dormidinha" é tão delicioso.

Mas... seu mundo não pode e nem é feito de serotonina... após adormecer outros tipos  de elementos são jogados no seu sangue... Bem, um adulto precisa de 7 a 9 horas de sono, e mesmo sem despertador ao chegar na hora de acordar o seu corpo produz dopamina, para fazer seu corpo despertar, mas como você aciona o botão de soneca e volta a dormir, seu corpo volta produzir a serotonina, e depois novamente a dopamina... Em miúdos, você começa a fazer um belo coquetel no seu organismo que tende a deixa-lo bem confuso, entre desperto e sonolento.


O ideal para todas as pessoas seria ter um ciclo de sono perfeito de forma a ir deitar e acordar antes do despertador. Sim, é quase uma utopia, um verdadeiro "sonho impossível", mas de uma coisa não se pode fugir... se você está precisando de mais 5 minutinhos é porque não anda dormindo bem. ou está dormindo pouco.

Como dificilmente você irá mudar seus hábitos e ir dormir mais cedo que mo habitual, então a sua solução seria , colocar o botão soneca do seu relógio para 20 minutos, e não 5 ou 10... 

De acordo com especialistas em sono fragmentados  o tempo ideal de soneca é por volta de 20 minutos. Menos que isso, você terá pouco benefício. Mas com muito mais, você corre o risco de cair em sono profundo, o que fará o acordar ser muito mais difícil. Apelar para uma soneca não é o ideal, mas menos destrutivo do que aqueles cinco ou dez minutinhos a mais pela manhã.


Postar um comentário

0 Comentários