Golpe SBT, Jequiti, Celso Portiolli: Seu celular foi premiado

Golpe: Mensagem SMS diz que telefone foi sorteado em promoção do SBT, Domingo legal e Celso Portiolli.

O que eu pensava ser um golpe já extinto, de tanto que já se falou dele na internet, continua sendo aplicado e provavelmente fazendo muitas vítimas.
Recebi em meu celular a seguinte mensagem SMS, originada do telefone 08596064799 (Ceará)

"SBT" "30 ANOS" De "Domingo Legal" 
Celso Protiolli 
Inf: sua linha novel foi 
" 5 sorteada com 1 casa e+50Mil
P/maiores Inf: lig
08597689998
SENHA 199985
O golpe é bastante velho e sofre alterações de acordo com as datas comemorativas,programas ou promoções feitas no próprio SBT . Algumas variações do mesmo golpe:

“SBT RODA RODA JEQUITI= INF. SUA LINHAMÓVEL FOI COMTEMPLADA COM UMA CASA NO VALOR DE  R$ 120.000,00 P/ + INF LIGUE DE UM FIXO GRÁTIS P/18-541-015129. SENHA 196.”
“PARABÉNS VOCÊ ACABA DE GANHAR UM NOVO FIAT MAIS  R$ 45.000,00. SORTEIO ELETRÔNICO COM CELSON PORTIOLI PARA  + INF: LIG ( informações, ligue):  0158581749104″
“(SBT) RODA RODA JEQUITI, INF: SUA LINHA TIM ( OI OU VIVO) FOI A 5ª SORT E VC FATUROU 1 TV LED MAIS 75 MIL. PARA MAIS INFORMAÇÕES LIGUE GRÁTIS 0418599943402″

O golpe é tão comum que o SBT colocou em seu site, na seção de "promoções", o alerta: "AVISO: NAO ENVIAMOS MENSAGENS SMS PARA INFORMAR GANHADORES", como pode ser visto aqui: http://www.sbt.com.br/promocoes/.

Golpe SBT não envia SMS para informar ganhadores de promoções

Ao ligar para o numero solicitado no SMS, a vítima será informada que para retirar o prêmio, é preciso participar de uma espécie de gincana, onde teria que enviar códigos de barras de um produto juntamente com números de cartões de celular pré-pagos. Pode ocorrer também que o golpista solicite a vítima o depósito de uma quantia em dinheiro em determinada conta, sob alegação de pagamento de taxas ou fretes ( no caso de ser contemplado com carro, ou produtos). O objetivo também pode ser conseguir os dados pessoais da vítima para fraudes em cartões de créditos, identidades ou mesmo sequestros relâmpagos.

Normalmente as ligações são originárias de presídios, mas isso não é nenhuma regra.

ATENÇÃO: O golpe não se limita apenas ao uso do nome do SBT, podem ser usados golpes com o nome do Faustão, Luciano Hulk, Xuxa, Criança Esperança, ou mesmo de marcas como Avon, Boticário, Nestlé e quaisquer outros de acordo com a imaginação dos golpistas. Portanto fique sempre atento as regras dos sorteios para os quais você se inscreve, sempre desconfie de prêmios para os quais você não se inscreveu. E nunca faça pagamentos para qualquer tipo de taxa, fretes ou gincanas, se você foi premiado tem o direito de receber o prêmio sem maiores custos..

Lembre-se nunca forneça seus dados pelo telefone, caso você não tenha solicitado nada.  Mesmo se o telefonema seja para te oferecer prêmios, assinaturas  cartões de créditos ou empregos. No caso do emprego,solicite o numero de telefone e retorne a ligação, mas mesmo assim não passe seus dados, combine uma entrevista e somente nela apresente o seu Currículo.



Postar um comentário

11 Comentários

  1. Vivo recebendo esse tipo de msg, ainda bem que nunca respondi, pois sempre achei que a esmola era demais, mais o artigo serve de alerta, e para provar que tudo se passa de um golpe.

    ResponderExcluir
  2. recebi essa mensagem nesse mês de novembro de 2012, eu liguei para seber como fazia para receber esse dinheiro e eles me pediram pra fazer uma transferencia de 299,99 para o numero da conta 0452 1019875-5 o nome q apareceu seu foi um tal de marcos gente não caia nesse é golpe, sonte q na minha conta não tinha dinheiro e deu problema no sistema...

    ResponderExcluir
  3. Ainda. bem que vocês alerta as pessoas Eu também.recebir uma mg desa

    ResponderExcluir
  4. eu recebi uma mesagens dessa mas entrei na neti e nao cai no golpe

    ResponderExcluir
  5. O golpe foi ampliado, agora eles estão até ligando pra gente! Bando de incircuncisos!

    ResponderExcluir
  6. E ainda pedem pra pessoa não contar nada pra ninguém..espia.

    ResponderExcluir
  7. me admiro que ainda existem pessoas que acreditam nessas mentiras. Como poder alguem ganhar promocoes sem participar! Dj.Ronny shom de vigia de nazare/ pa/ brasil

    ResponderExcluir
  8. Pessoal ñ acredita nestas mensagens,quando a esmola é demais o santo desconfia.
    Caiu no meu celular tbm.

    ResponderExcluir
  9. Pessoal ñ acredita nestas mensagens,quando a esmola é demais o santo desconfia.
    Caiu no meu celular tbm.

    ResponderExcluir
  10. Primeiro xegou sms dizendo...linha premiada que eu tinha ganhado uma 0.km e 25 mil reais..pra mim entrar em contato ou entrar no site do SBT , bom so por ser curiosa liguei..Quando liguei me deu os parabéns que eu tinha sido sorteda, inda perguntou se eu queria o carro ou o dinheiro, ainda falou se aceitar o carro o Celso vai deixar a chave pra vc...Eu fingindo que tava acreditando eu quero o dinheiro então ta bom vc então vai receber 63 mil..ai eu então ta bom o que eu tenho que fazer pra receber esse dinheiro, ele fala quero que vc va até o banco e tire o extrato de sua conta ai eu falei pra que extrato..o primeiro extrato é pra mim ver o horário ja o segundo é pra vc ver seu saldo....ainda falou que ouvidoria ja tava em contato o procon receita federal e tudo... pra poder passar esse dinheiro pra mim..eu ta bom vou no banco..deixa o celular ligado não desliga eu ta bom...eu desligava o celular ele ligava até agora ele ta ligando....palhaçada são um bando de vagabundo.....

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, isso significa que ao clicar em enviar, eles não são publicados imediatamente, e sim após serem analisados.