Como imobilizar um gato: Vídeo

Quem tem gato, sabe que as vezes é preciso imobiliza-lo, principalmente na hora de dar medicações, aplicar injeções, retirar carrapatos, cortar as unhas, ou mesmo simplesmente escovar-lhe os pelos. A técnica utilizada pelos veterinários, para muitos donos de gatos pode ser aparentemente cruel. mas não é.

Desde de seu nascimento, os gatinhos são acostumados a serem carregados pelo pescoço por suas mães. Comportamento maternal esse, que se estende por todos os tipos de felinos, como tigres, onças , leopardos e etc. Cães, Lobos e leões,  e diversos outros animais, também adotam o procedimento de pegar seus filhotes pela nuca ou cangote. Ao serem carregados dessa forma, os animais ficam paralisados, sem conseguirem se mexer, facilitando assim o seu transporte. Tal gesto também cria um certo vínculo familiar.

Cientes disso, os veterinários utilizam prendedores de papel na nuca dos bichanos, para que eles fiquem imóveis, enquanto se efetua as intervenções necessárias. Vale lembrar que os prendedores de papel, não machucam os felinos, ao contrário dos prendedores de cabelos do tipo “piranhas” que possuem “dentes”  e exercem uma pressão muito forte.

49506877_1

Assista ao vídeo de um veterinário “desligando” um gato, colocando-o totalmente imóvel e dócil.

Como pegar um gato ou cachorro de forma correta.

Pode parecer um exagero, mas é preciso saber pegar animais de estimação de forma correta, caso contrário, pode-se acidentalmente causar algum dano ao animal. Nunca pegue um animal de qualquer porte, pelas axilas, pois esse local possui nervos e artérias, que ao serem comprimidas podem acarretar dores e até mesmo inflamações.

A maneira correta de se erguer cães e gatos , é usando as duas mãos, uma em cada lado do tórax, exercendo pressão suficiente apenas para o manter em suas mãos, afinal o objetivo é erguer o bicho, e não esmaga-lo.

Em tempo: Se você tem problemas com carrapatos, saiba que de nada adianta apenas eliminar os nojentos do corpo de seu animal, com produtos carrapaticida ( consulte seu veterinário para o melhor produto a ser usado, nem todo carrapaticida que serve para cão , serve para gato). É preciso tratar também o ambiente, pois carrapatos colocam seus ovos e larvas, no ambiente, como vegetação, frestas de paredes e pisos.

Postar um comentário

1 Comentários

Os comentários são moderados, isso significa que ao clicar em enviar, eles não são publicados imediatamente, e sim após serem analisados.