Jogo do Compasso deixa escola em Pânico

Na semana passada um grupo de dez estudantes do Instituto Politécnico Millennium, escola particular de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, entraram em um estranho transe, supostamente causado pela brincadeira do compasso que virou febre na Internet, com dezenas de vídeos postados no Youtube, alguns com mais de 1 milhão de acessos.


Mas o que é o jogo do compasso? O jogo do compasso é igual ao jogo do copo, e é baseado na tábua de Ouija, onde uma pessoa faz uma pergunta e os espíritos respondem.




Pois bem, os alunos do Millennium, resolveram brincar com o jogo durante o intervalo das aulas. prepararam o tabuleiro improvisado com as  letras, pegaram o compasso e começaram a fazer perguntas. Em um dado momento,  um dos estudantes perguntou - "Quem está aqui conosco?" - para surpresa dos alunos o compasso começou a apontar as letras que diziam que  o espírito presente se chamava Lucas, era do mal e que iria entrar no corpo de uma das meninas presentes na sessão, que chamaremos de Veronica, preservando sua verdadeira identidade. 

Verônica, a quem o espírito dissera que iria invadir o corpo, pediu permissão para deixar a brincadeira, e o compasso rapidamente se moveu para a palavra NÃO.

Em desespero, Verônica começou a trincar os dentes e a tremer. Um dos seus amigos, tentou abraça-la e acabou desmaiando assim que a tocou. A partir desse mmento o que se viu foi uma histeria coletiva, onde os  alunos começaram a gritar e chorar sem parar,  diversos alunos vomitaram, sentiram falta de ar e desmaiaram, alguns só acordaram no hospital.



Fenômenos paranormais a parte, psiquiatras dizem que a histeria coletiva ocorre por sugestão. 
A brincadeira, que envolvia o medo, a curiosidade e o sobrenatural, impressionou a mente desses estudantes, deixando-os em um estado de transe. Quando Verônica começou a se sentir possuída por espíritos, seus amigos  começaram a se sentir da mesma forma, e entraram em pânico, aumentando ainda mais a sensação de ter o corpo invadido por seres sobrenaturais, querendo lhes roubar a alma.


Existem milhares de relatos de pessoas que foram hospitalizadas e até mesmo morreram devido a histeria coletiva.

Em Estrasburgo, território Francês, no ano de 1518, uma mulher começou a dançar sozinha de forma descontrolada no meio da rua. Algumas pessoas decidiram entrar na dança, e cada vez mais e mais pessoas começaram a bailar feito loucos na rua. E assim ficaram durante cerca de 3 meses. Muitos dançarinos morreram de exaustão.


Em 2007 cerca de 600 alunas de um colégio de feiras, no México, simplesmente pararam de andar.


Em Junho de 2010, sim nesse ano que estamos, em Itabira, interior do Ceará, alunos de uma escola Municipal, entraram em transe após jurarem trem visto um colega morto aparecer para eles. Alguns foram hospitalizados e muitos precisaram de ajuda psicológica para retornarem as aulas. Há quem ainda não tenha se recuperado.


Histeria ou não, os espíritas alertam as pessoas para não brincarem com esse tipo de coisas, pois ao tentar brincar com espíritos dos mortos, provavelmente os incautos aprendizes de médiuns podem vir a atrair espíritos zombeteiros que querem brincar, causar pânico, medo e até mesmo levar a morte. Os espíritas também alertam que nem sempre ocorre a influência das almas penadas: Uma pessoa pode simplesmente ser sugestionável e acabar "contaminado" o grupo, criando a tal histeria coletiva.


Como jogar o Jogo do Compasso.


Veja um video do Youtube e tenha medo... muito medo...:


Postar um comentário

27 Comentários

  1. Pois é, anjo...
    Há, mais ou menos, trinta anos isso já acontecia com o "jogo do copo", lembra?
    Tive amigas que ficaram meio lesadas depois de algumas sessões.
    Principalmente, quando o copo se estraçalhava no chão.
    Reza a lenda que, quando isso acontece, o espírito se liberta e faz misérias.

    Já dizia Cervantes:
    "Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay!!"
    Assim é com todas as entidades.
    Quem garante que elas não estão por aí, só esperando uma oportunidade de se manifestar, de fato?

    O fato é que o oculto sempre atraiu e, sempre vai atrair.

    Quanto maior a vulnerabilidade, maior a sugestão.
    Imagine que está com uma dor-de-cabeça terrível... e seu vizinho acabou de ter um derrame (avc).
    Certamente, vai ficar com medo de ter um derrame também.

    Se uma pessoa tem medo mas, resolve enfrentar o oculto, qualquer vento que bata nesse momento vai fazer crer que algo se manifesta.
    Na dúvida, eu prefiro não arriscar.

    Eu acredito, tenho medinho e, justamente por esse motivo, tenho o maior respeito.
    Essa molecada tem que ficar cutucando as alminhas, à troco de quê?

    Há mais mistérios entre o céu e a terra do que julga, nossa vã filosofia... não é mesmo?

    Saudades enormes de gigantes, viu.
    Beijokinhas cheias de energias azuis!

    ResponderExcluir
  2. TO COM MEDO







    UNS AMIGOS MEUS QUEREM FAZER O JOGO!!!

    ResponderExcluir
  3. isso depende muito se você ofende. já joguei esse jogo umas tres vezes, e descobri coisas mto fodas. resumindo, isso DEPENDE se você ofende a pessoa que tá respondendo.

    ResponderExcluir
  4. Deve se tomar cuidado pois não são espiritos, são demonios... ai sim a coisa pode se complicar.

    ResponderExcluir
  5. Eu jáa joguei esse jogo. acocelho as pessoas ao jogarem, quem tem coragem joga. pq eu ao vou jogar maiss pq ele esta me perceguido atee hj. Araços e oa sorte pra quem quiser jogar.

    ResponderExcluir
  6. TOOOO COM MTMT MEDO , HOJE , AS MENINAS DA MINHA SALA , COMBINARAM DE JOGAR , ISSO , E EU FALEI Q IRIRIA , JOGAR NOSSA , ASSIM QUE CHEGAR NA SALA DE AULA , VO FALAR QUE EU NÃO QRO BRINCAR , NÃO TAVA ACREDITANDO NESSA COISAS , MAS QUANDO LI ESSE , NEGOÇOS , NOSSA , TO CHORANDO AQUI DE MEDO .

    ResponderExcluir
  7. MUITO MANERO NAO JOGUEI MAIS É MUITO LEGAL PUTS

    ResponderExcluir
  8. Minhas amigas jogaram esse jogo uns dias atrás, elas estavam falando que é muito legal; e me convidaram para participar da próxima sessão. Eu estou pensando se vou, estou com um pouco de medo, mais eu sou catolica e creo em Deus e acho que teria coragem o suficiente para participar, más estou com medo, muito medo*
    Pensarei bem antes de fazer qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  9. Vou fazer esse jogo hoje a noite e amanha posto aqui no que deu.

    ResponderExcluir
  10. axo muito legal mais nunca brinquei!

    ResponderExcluir
  11. eu e minha amigas vamos jogar hj....
    depois eu digo pra vcs como foi...
    rsrs
    estou com medo!

    ResponderExcluir
  12. So não jogo pois meus colegas são uns abestados, vão ficar dando risadinhas, e gritos por qualquer coisa!
    Mas eu jogava sem problemas.
    Assinado: Mistekrueger

    ResponderExcluir
  13. eu ate tenho vontade de jogar mais eu tou com muito medo

    ResponderExcluir
  14. Eu joguei hoje pela primeira vez, mais depois de ler isso to com medo e nunca mais pretendo jogar. Eles tem razão nunca se deve brincar com coisas do além.

    ResponderExcluir
  15. bom gente eu acredito nisso pq nunk se deve se desconfir de uma coisa do tipo neh

    ResponderExcluir
  16. meus amigos do colegio estao jogando mas eu não estou e agora quem falar com eles pode entrar no jogo sem saber

    ResponderExcluir
  17. bom eu já brinquei disso com meus amigos e não gostei muito desse jogo pq ele não quis deixar eu sair nisso ele falo que ia aparecer para eu só que eu rezei muito e confiem em deus só que minha amiga ficou de deboche e no meio da noite ele trouce varia alucinação para ela,ela pensou que o pai tinha morrido num acidente de carro penso que tinha capotado...

    não aconselho a brincar disso nunca na sua vida nunca mesmo...

    ResponderExcluir
  18. eu não acredito em espiritos eu sou da igreja batista e ja vi mais não acredito porque todos que morrem morrem e pronto não voltam mais os espiritas fazem ,ou atormentam eles ou diabo possa falar e eles vem pertubar a vida de quem mexe com eles eu tenho uma amiga que eu ando com ela e ela envoca demonios ,ela ja tentou me matar de faca varias vezes e o espiritu dela falou por ela dizendo que iria entrar no meu corpo,ele tentou não conseguiu porque eu gritava''Deus sou eu deus sou eu! e ela hj anda comigo envoca,eu simplesmente a abraço e folo'''Sai desse corpo e devolve a sabrina que ela e de verdade não tenho medo de demonio eu sou de deus!...

    ResponderExcluir
  19. vcs tomen cuidado o mal pode esar ou seu lado....cuidado com esse jogo do compaço e do copo esses jogos sao reais queren faar comigo entre no meu orkut-julianygata97@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. vcs tomen cuidado o mal pode esar ou seu lado....cuidado com esse jogo do compaço e do copo esses jogos sao reais queren faar comigo entre no meu orkut-julianygata97@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Eu e meus primas jogamos descubrimos q era uma tia nossa q estava falando conosco ela falo q em outra vida matamos ela e ela so falava justiça e falava em codigos tipo z4185wey1 ela so falava isso e que ia nos matar

    ResponderExcluir
  22. minha irma ja jogou o jogo do compasso.
    o espirito disse para guardar tudo que ele disse.


    # recomendo que nao joguem por curiosidade #

    ResponderExcluir
  23. Eu ja joguei no ano de 2010.
    Quando tava jogado na hora entro um espírito na minha amiga i saiu sangue da boca dela
    Nunca mais brinco mais parece q o espírito da menina de 10 anos ainda anda atras de mim nunca :(((((
    Gente nao brinquem
    E vdd

    ResponderExcluir
  24. Eu e meu tio tentamos jogar o jogo do copo, mas naum aconteceu nada, O copo nem si mecheu. Quando estavamos jogando nohs pedimos p/ meu irmao filmar cm o celular...mas nao aconteceu nada de estranho. Eu tambem nem acreditava... O meu tio passou quase a noite toda tentando ver algo de indiferente. No outro dia ele me mostrou uma imagen estranha de um rosto avermelhado que aparece por cima do meu ombro esquerdo durante a gravacao...para todos que eu mastrava o video eles falavam que era montagen.. Eu afirmo que nao era montagen pq o video foi feito pelo celular, e nohs naom tinhamos computador para fazer montagens... Ate hj eu fico com essa imagen estranha na mente...Nao joguem

    ResponderExcluir
  25. Ja tentei jogar varias vzs mas nunk nda aconteceu.... Sla... N sei se acredito ou n..

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, isso significa que ao clicar em enviar, eles não são publicados imediatamente, e sim após serem analisados.