Como criar temas para o Firefox 3.6

Foi lançado o Firefox 3.6 com algumas novidades no quesito personalização e melhorias no desempenho, velocidade, estabilidade e compatibilidade.

Na parte técnica, pude observar uma sensível melhora na rapidez do Firefox. Abrir o Firefox está mais rápido, sem aquele lenga-lenga das versões anteriores, navegar está mais estável, com raríssimos travamentos. Comigo só travou quando eu usava o Gtalk, que aliás precisa de muitas melhorias principalmente na estabilidade. Claro que o Firefox 3.6 também travou quando eu usava o bendito aplicativo da Mini -Fazenda, mas isso já era de se esperar e desesperar. A culpa é do aplicativo feito nas coxas e não dos navegadores.

Uma novidade legal no Firefox 3.6, é a possibilidade de usar temas em sua Skin, e o que é melhor : Pode-se alternar os temas sem precisar reiniciar o navegador. Com um clique você muda o tema do Firefox e pode ir do tema Barbie ao tema do Chuck Norris sem problema algum. Resumindo, Seu irmão sai do PC  e você com um clique muda o tema. A leveza dos temas é outro ponto favorável, o FF 3.6 não fica pesado.

Agora o mais legal nessa parte dos temas: Qualquer pessoa pode criar seu próprio tema para o firefox e colocar no site da Mozilla para que outras pessoas possam baixar e usar o tema.

Como usar Temas  no  Firefox 3.6 ?

Primeiro baixe o Firefox 3.6  aqui : ( o link é do baixaki, porque lá existe um mini tutorial )
Após a instalação do Firefox, você deve baixar o complemento Personas aqui .

Depois de instalado tudo, clique no ícone da raposa que fica na barra de Status do rodapé do Firefox. Basta pousar por uns instantes o cursor do mouse no tema escolhido e você terá uma pré-visualização do Tema, decidindo se o usará ou não, sem precisar instalar. Quando se decidir clique no tema desejado.




Criando seu próprio tema do Firefox 3.6 .

Para criar seu próprio tema e compartilhar com o mundo é simples:
Clique no ícone do Persona FAVORITOS - IR PARA FAVORITAS que te enviará até o site da Mozilla http://www.getpersonas.com/en-US/ . É preciso efetuar um cadastro rápido.

Após efetuar o cadastro clique na Aba Creat Your Own .


  • - Aceite os termos de serviços marcando a caixa: I agree to the Terms of Service and am the rightful owner of this content
  • - Na mesma página você deverá decidir como deseja hospeda o seu tema.
  • Se desejar que seu tema seja público e qualquer pessoa possa usar e modificar marque a opção Yes, I want to make my design available to everyone under a Creative Commons license
  • Se você quiser que seu tema  seja só seu e que ninguém poderá partilhar , modificar, distribuir fora do Aplicativo Personas clique em:  I'd rather restrict any modifications and sharing of my Personas design. Vale lembrar que essa opção,  restringe o tema como experimental por 30 dias e após isso poderá ser cobrada uma taxa paras "ajudar " a Mozilla  sustentar o programa.
  • Clique em Continue.
Agora  você começa a criar seu tema.

  1.  Em Persona Name , você cria o nome de seu Tema, não use acentos, você pode usar hiféns ou espaço, só não vale acentos.
  2. Em Category , você diz qual a categoria de seu tema
  3. Text Color , aqui voce seleciona a cor  dos textos que aparecem na parte das barras do Firefox e barra de ferramentas do Google, caso você a tenha. Basta dar um clique na caixa que aparece o a gama de cores.
  4. Accent Collor para selecionar a cor dos textos do rodapé do tema.
  5. Header Image aqui você deverá upar uma imagem no seu computador . O  tamanho da imagem tem que ser exatamente 3000 de largura x 200 de altura
  6. Footer Image aqui é onde você deve upar a imagem do Rodapé do seu tema. A imagem deverá ser 3000 x 100
  7. Description serve para você fazer a descrição do seu tema. Uma boa descrição deixará seu tema mais fácil de se localizar na busca, além de dar informações as pessoas sobre o seu tema.
  8. I'm creating a Persona to... nessa parte você pode deixar em branco ou usar uma das opção. Ela serve para você dizer para que ou quem criou o tema. Algumas opções são padronizadas e em inglês,caso queira acrescentar seus próprios motivos clique em Other e digite o motivo. Dessa forma você poderá puxar o saco da sua namorada.
  • Clique em Submit.
Agora é só esperar a aprovação ou não de seu tema. Claro, se deixar qualquer imagem, a rapaziada do mal iria fazer a festa, com imagens ilegais e pornográficas. Quando, e se, seu tema for aprovado ele aparecerá em My Design no menu lateral esquerdo. Não costuma demorar além de 24hs, mas não sei ao certo.


     
    Loading

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Passei para conhecer seu blog ele é espetacular, show, not°10 desejo muito sucesso e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo Rocha

    ResponderExcluir
  2. valeu pela dica
    por esse e que é navegador de verdade

    ResponderExcluir
  3. boas, eu precisava urgentemente da vossa ajuda para criar isso. Por favor ajudem-me...se puderem ajudar e não se importarem fica aqui o meu mail: davidferreira94@hotmail.com

    POR FAVOR, EU PEÇO AJUDEM-ME

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, isso significa que ao clicar em enviar, eles não são publicados imediatamente, e sim após serem analisados.