Fake de Gandhi no Orkut é preso na Índia

Não é só no Brasil que a praga dos Fakes do Orkut tem dado dor de cabeça aos usuários. Na India, onde o Orkut é tão popular quanto no Brasil, um Jovem Indiano foi preso por ter criado um perfil fake no Orkut se passando pelo líder religioso Mahatma Gandhi.

O Indiano que mora em Uttar Pradesh, cuja identidade não foi revelada, além de ter criado um perfil Fake do Líder Religioso, amado e aclamado na Índia, ainda postou mensagens ofensivas em comunidades dedicadas ao líder da independência Indiana.

Após receber denuncias de uma onda de ataques á imagem de Gandhi, a polícia Indiana prendeu 18 suspeitos do crime e continua a caçar implacavelmente os ativistas anti- Ghandi.

Todos temos o direito ao livre pensamento, isso é fato. Mas saber manifestar suas idéias é uma arte que poucos parecem saber praticar, partindo para ofensas pessoais , sem se basearem em fatos concretos. Difamação e calúnia são coisinhas previstas nas leis, ao menos na Lei Brasileira.

Vale lembrar um fato pouco conhecido sobre o que diz a constituição brasileira sobre a liberdade de expressão.


LIBERDADE DE EXPRESSÃO
Artigo 5º da Constituição Federal

Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo VEDADO o ANONIMATO;

Isso significa que Fakes por serem perfis falsos e anônimos não tem direito a manifestar o pensamento. Sim, mas somente se se mantiverem no anonimato, que aliás é a forma covarde de se dizer o que pensa.

Portanto meu amigo, se você tem um perfil fake e gosta de caluniar e difamar, e se sente intocável em seu castelo na figura de um "paladino da justiça", cuidado. O seu castelo de areia pode ruir não só na India como no Brasil, afinal já temos alguns "fakes" de Orkut devidamente detidos, e recebendo em liberdade , infelizmente, um processo de calúnia por aqui também. Como foi o caso do "advogado" (vejam só... advogado...) que criou perfis fakes para fazer ataques a uma pretendente que o rejeitou por ser noiva de outro.



Fonte: G1 , wikipédia

Postar um comentário

0 Comentários