Exagero: Hackers estão criando perfil falso no Facebook

Circula no Facebook uma corrente que alerta para possíveis ataques de "hackers' que estariam clonando perfis e adicionando amigos das vitimas e assim postando nos murais em nome dela. Abaixo o alerta.

"ALERTA: Cuidado: hackers descobriram uma coisa nova. Eles pegam a sua foto no seu mural e o seu nome e criam uma nova conta no FB. Então eles pedem aos seus amigos para adicioná-los. Os seus amigos pensam que é você e aceitam. Desse momento em diante eles podem escrever e postar o que querem com o seu nome. Por favor não aceite um segundo pedido de amizade da minha parte. Eu só tenho uma conta. Copie esta mensagem no seu mural para manter os outros informados!"



Em primeiro lugar é preciso ter ciência que não é ato de "hacker" e sim, normalmente, de desafetos. Qualquer pessoa pode fazer um "clone" de um perfil. Inclusive a pratica de fazer perfis fakes já rolava desde o inicio do Orkut. 

Nos dias de hoje, ainda existem pessoas que pegam fotos e fazem perfis falsos de seus desafetos, mas como hoje em dia é crime criar perfis falsos, seja de e-mail ou redes sociais, podendo tais atos serem enquadrados como crimes de informática passível de seis meses a dois anos de pena de prisão, essa prática tem diminuído bastante.

A corrente é apenas alarmista e um tanto quanto inútil, visa tão somente causar histeria e compartilhamentos, afinal, se uma pessoa faz um perfil fake e começa a interagir como se fosse a outra, a vítima cedo ou tarde ficará sabendo, a não ser que não use a rede.

Essa corrente tem mais cara de incentivo, de dar ideias erradas, do que propriamente um alerta de utilidade publica. Por outro lado cabe como alerta real e de verdadeira utilidade pública, esclarecer que se uma pessoa é vitimada de clonagem de perfil, pode tomar como medida mais branda, a denuncia do caso junto a equipe do Facebook, bastando para isso clicar no perfil e denunciar.

Caso o perfil Fake tenha feito coisas imperdoáveis a vitima pode procurar uma delegacia e abrir um B.O. onde medidas mais enérgicas deverão ser tomadas, tais como processo do agressor.

Achou essa postagem útil? Compartilhe com seus amigos.

Postar um comentário

0 Comentários