Vídeo: campanha considerada racista da Dove causa polêmica na rede

Campanha considerada racista da Dove causa polêmica na rede: Um vídeo feito pela Dove para promover o seu sabonete líquido acabou sujando a imagem da marca de higiene pessoal.

No vídeo com cerca de 3 segundos de duração, uma mulher negra tira a camiseta e se transforma em uma mulher branca. A campanha publicitária fez com que muitas pessoas entendessem que a "consumidora" negra ficou limpa ao se tornar branca. 

Assista o vídeo da campanha "supostamente" racista do sabonete Dove.

O vídeo foi originalmente transmitido na página do Facebook da Dove dos EUA, que o apagou após milhares de denúncias e críticas negativas.

Acuada, a empresa pediu desculpas pelo Twitter, mas parece que não convenceu, pois essa não é a primeira campanha com viés de racismo que a marca veicula.

Em 2011, a Dove também foi acusada de racismo por causa de uma outra publicidade, em que colocou lado-a-lado 3 mulheres enroladas em toalhas: Uma negra, uma parda e uma loira. Em cima da negra estava a palavra “before” que significa "antes", na parda nada havia, e na branca estava escrito a palavra “after”, que significa “depois”.



O que já não tinha explicação se torna indesculpável com a recorrência da analogia de que o negro é sujo e o branco é limpo.

Internautas estão lançando a hastag #BoycottDove que tem viralizado no Twitter.

Algumas pessoas tentam amenizar o lado da empresa, dizendo que o vídeo mostra que o Dove Shower serve para todas as etnias, já que existem 3 pessoas, sendo uma negra, uma branca e uma parda.

Em seu pedido de desculpa no Twitter a Dove esclareceu exatamente isso:
Fonte Twitter DOVE

Tradução - "Como parte de uma campanha para Dove  Body Wash, um video clip de 3 segundos foi publicado na página do Facebook dos EUA, que incluiu três mulheres de diferentes etnias, cada uma removendo uma camiseta para revelar a próxima mulher. 

O pequeno vídeo foi sugerido para transmitir que o Dove  Body Wash é para cada mulher e consiste em uma celebração da diversidade, mas nós entendemos errado. Não representou a diversidade da beleza real, que é algo que Dove é apaixonada e é fundamental na nossa crença, e isso não deveria ter acontecido. Removemos o post e não publicaremos nenhum outro conteúdo relacionado.

Isso não deveria ter acontecido e estamos reavaliando nossos processos internos para criar e aprovar conteúdo, para evitar que este tipo de erro no futuro. Pedimos desculpas profundas e sinceras pela ofensa que causou e não toleramos  qualquer atividade ou imagem que insulte qualquer público."

Faz todo o sentido, se vermos o vídeo atentamente, mas a questão é que o diabo mora nos detalhes, se a mulher negra estivesse no meio ou no final do vídeo, nenhuma polêmica teria acontecido. E poderiam, para evitar qualquer tipo de polêmica, ter inserido uma mulher asiática.

Curta Verdade Absoluta, a internet sem mentiras

Postar um comentário

0 Comentários