Boatos e mentiras envolvendo Aécio E Dilma

A grande vedete dessa corrida sucessória presidencial de 2014 tem sido as agressões, as acusações e os xingamentos, mas o que realmente está reinando absoluto, são os Boatos, mentiras e hoaxes que os internautas estão espalhando sobre os candidatos Dilma Rousseff e Aécio Neves.

Abaixo veremos alguns dos muitos boatos que são pura mentira.

BOATOS ENVOLVENDO DILMA ROUSSEFF:

1- Filha de Dilma é dona de mais de 20 empresas.


Em meados de 2013 esse boato começou a ganhar força no Facebook. De acordo com hoax, Paula Rousseff Araujo teria conseguido enriquecer ilicitamente e construído um patrimônio que a tornava dona de mais de 20 empresas. 

Na verdade, Paula  é concursada e recebe R$15,000,00 como procuradora do Ministério Publico do Trabalho do Rio Grande do Sul e não há nenhum registro de empresas em seu nome. Essa mentira foi espalhada por um site que nem existe mais. Veio, fez o estrago e agora muitos acreditam piamente.

2- Dilma cria lei proibindo investigar acidentes Aéreos

Deturpação completa da verdade:  Essa mentira surgiu logo após a queda do Acidente do Avião que vitimou o até então candidato a presidência Eduardo Campos. A forma que foi espalhada essa noticia forçava o leitor desavisado a acreditar que a Dilma teria criado a lei pouco antes do acidente, para poder arquitetar  a sua queda... É muita teoria conspiratória...

Na verdade, essa lei foi criada pela aeronáutica em 2006 e depois de anos sendo debatida e reajustada foi finalmente sancionada no início de 2014. Essa lei não esconde a investigação, mas  garante o sigilo da mesma, ou seja, os depoimentos de controladores, empregados, tripulação, passageiros e demais envolvidos direta ou indiretamente no acidente se tornam sigilosos, ficando assim livres de serem pressionados em caso de negligências de terceiros.

3- Dilma mostra o dedo para a torcida Brasileira





Essa foto teve uma repercussão curiosa, já que o próprio autor da foto esclarece que se tratava de uma montagem, e a própria lógica mostra a sua falsidade. Como que então, uma chefe de Estado faz um gesto desses em transmissão ao vivo com milhares de câmeras apontadas para ela e ninguém viu, só o cara que tirou a foto.

Pois é, mesmo com o autor dizendo que era zoação, essa foto serviu de arma contra a candidata.

 4- Dilma Rousselff é assaltante de banco e terrorista.


Essa enganou (?) a Folha de São Paulo que chegou a publicar uma nota esclarecendo o erro ( leia aqui) mas continua sendo compartilhada até hoje como se fosse verdadeira.

A confusão aconteceu porque a Folha recebeu uma foto de uma suposta carteira prisional que seria de unidades do DOPS e simplesmente não verificou sua autenticidade, apenas publicou, Pior, na errata eles apenas dizem que não podem comprovar que a foto recebida por email, e portanto sem o original é falsa ou verdadeira... deixam no ar um pode ser que sim, pode ser que não.

A única prisão de Dilma foi durante a ditadura por motivo de subversão, coisa bem comum na época, bastando para isso ser contra os Milicos.



BOATOS ENVOLVENDO AÉCIO NEVES:


Aécio Neves teve uma série de boatos e mentiras ditas em cima de seu nome, tanto quanto Dilma, embora não com tanta força. Vejamos alguns;

1- Aécio Neves cai de bêbado apos noite de esbórnia..

Um dos boatos e montagens mais toscos que já apareceram na internet... simplesmente fizeram um video mostrando uma foto de um homem caído no chão com o rosto "protegido" por distorção gráfica, e disseram que se tratava do candidato.


O Referido vídeo na verdade é uma montagem dessa foto da fotógrafa Andy Pixel


2-  Aécio diz que não precisa de votos dos professores
Essa é mais uma da série, fulano falou sem nunca ter dito nada. Esse é talvez o golpe mais sujo da internet, atribuir falas a uma pessoa, que nunca disse tal coisa. O pior é que as pessoas são tão cínicas que são capazes de dizer que ouviram mesmo tal frase em uma rádio, em um jornal que não lembram qual... Ou pior... costumam dizer " Ah não duvido nada"... e acreditam. Só porque querem acreditar... 
Em relação a frase em si, não há em local algum um único registro do Aécio Neves ter dito tal frase.


3 -  Aécio Neves será julgado por desvio de verbas em Minas Gerais.




Esse é o tipo de boato que se apega a uma antiga verdade, a deturpa e a mantém como se fosse atual. O tal processo existiu e foi anulado por unanimidade pelo  2013 pelo TJMG Leia o trecho da matéria assinada por Ricardo Setti:
A ação judicial questionava se os 4,3 bilhões investidos em saneamento por empresa pública do estado poderiam ser considerados gasto em saúde, mas adversários do presidenciável tucano e blogs alugados espalhados por toda parte acusavam-no de “desvio de dinheiro público” — como se o ex-governador tivesse desviado, para si, dos cofres públicos. -" LEIA MAIS
Por outro lado, corre sim um processo que julga, não o roubo ou desvio de verba, mas sim os motivos do até então Governador,  ter usado em SANEAMENTO BÁSICO 3,3 Bilhões destinados a SAÚDE. Ou seja, o que está sendo julgado é se ocorreu mau uso de verbas e não roubo.
4- Aécio Neves viciado em cocaína


Mais um antigo boato que volta a circular: Em 2006 um helicóptero foi apreendido com cerca de 450kg de cocaína e tentaram ligar essa apreensão a  família do candidato, mas a policia Federal na época já tinha descartado tal hipótese. No ano passado o blog do Paulinho, um sensacionalista  que possui um blog de fofoca que jura ser jornalismo verdade, soltou essa nota, digna do Teo Pereira.
 " Corre nos bastidores da imprensa mineira que Aécio Neves teria sido levado diversas vezes em segredo ao hospital Mater Dei, em Belo Horizonte (MG), com suspeita de overdose de cocaína"
Dizem que o tal Paulinho ao terminar de escrever essa nota, foi deslizando pela cadeira e falou" publique-se" e depois se contorcendo fazendo bocas falou eufórico... "Cliques , cliques , milhares de cliques..." 
 Dizem... não sei se é verdade...

Postar um comentário

0 Comentários