10 modelos de Currículos para todos os Perfis.

Uma das partes mais importantes na conquista de um novo emprego, é o currículo. Ele é o primeiro contato entre o candidato a uma vaga e o contratante empregador. Por isso é de suma importância que o currículo seja bem feito e adequado a cada tipo de perfil

Abaixo temos para baixar 10 modelos de currículos que podem fazer a diferença na hora de buscar uma vaga de emprego.

Eis algumas dicas de como fazer e preencher um currículo para buscar emprego.


Não é necessário colocar toda sua vida no currículo, mas é importante ressaltar seus conhecimentos relativos a vaga ao qual está concorrendo. Por exemplo, se a vaga é para o setor financeiro detalhe todas as atividades relacionadas que você já tenha realizado. Desta forma, você amplia suas chances de participar de um processo seletivo. Lembre-se não vale lotar o currículo com informações que não são verdadeiras, pois a s informações serão checadas.

Simples, verdadeiro e bem elaborado, assim deve ser o currículo.

Um bom currículo deve conter:
Identificação;
Objetivo;
Resumo das Qualificações;
Formação Acadêmica;
Experiencias Profissionais (com detalhamento das atividades desenvolvidas);

Modelos de currículo para baixar grátis:

1- Modelo de Currículo para quem teve várias promoções:

O foco deste modelo é a evolução da sua carreira em cada empresa. Por isso, no campo de experiência profissional é importante destacar qual foi o cargo que você entrou na empresa e com qual fechou o contrato. Atenção para a área de habilidades e qualificações: seja o mais objetivo que puder. Quando possível, elenque dados numéricos que justifiquem cada item da sua lista de habilidades.



2- Modelo de currículo para quem quer destacar as habilidades

O foco deste modelo de currículo são suas habilidades comportamentais – itens essenciais para crescer na carreira daqui para frente. Por conta disso, além de um campo inteiro dedicado às habilidades e competências, o exemplo traz também campos exclusivos para expor suas experiências em comunicação e liderança.



3-  Modelo de currículo para quem quer destacar as habilidades (2 )




4- Modelo de currículo destacando ordem cronológica

A proposta deste modelo de currículo é a maneira como você preencheu sua carreira ao longo dos anos. Por isso, as datas vêm logo acima do título do cargo exercido ou do curso que você participou.

Dica: se a ideia é focar na cronologia, tenha isso em mente na hora de descrever seus cargos. Listar como você evoluiu em cada experiência, além de coerente com a proposta, dá uma noção mais objetiva e clara do seu perfil profissional. Por exemplo, se você atuou como gerente de vendas em determinada empresa, enumere o quanto a sua área cresceu no período que você esteve por lá.



5 - Modelo de currículo minimalista, que vai direto ao ponto sem rodeios

Sem rodeios ou formato fora do padrão, este modelo de currículo vai direto ao ponto e é indicado para quem tem uma experiência profissional mais extensa. Mais objetivo, o formato praticamente exige que você descreva e elenque fatos e dados que demonstrem suas habilidades profissionais.

Atenção redobrada na hora de preencher o campo destinado a um resumo do perfil: fuja de adjetivos vazios ou frases de efeito. Apegue-se aos principais fatos que fizeram parte da sua carreira e mãos à obra.


Download desse currículo aqui


6- Modelo de currículo para quem tem perfil acadêmico

Se você seguiu carreira acadêmica e detém um título de mestrado e/ou doutorado, este modelo currículo é o mais adequado. Além de prover um espaço para descrição da pesquisa no campo de educação, o formato também reserva um lugar apenas para listar a titulação conquistada.




7- Modelo de currículo com foto

Já se foi o tempo em que uma foto do candidato era um item tão relevante quanto a formação acadêmica. Mas, em alguns setores e empresas, a imagem do aspirante à oportunidade profissional segue como exigência.

Este modelo é a resposta do Office a esta demanda e válido para empresas mais informais. Se a oportunidade em questão, é para uma companhia mais conservadora, troque o esquema de cores para a escala cinza ou preto. E atenção para a foto: nada de escolher uma imagem de viagem, como a ilustração do modelo. Quanto mais sisudo, melhor.



8- Modelo de currículo para quem não tem experiência


Esse modelo de currículo é da  Cia.de Talentos: Se você ainda está na faculdade ou terminou a graduação sem ter nenhuma experiência na área, a dica é analisar sua trajetória até agora e avaliar quais experiências poderiam contribuir para a oportunidade profissional em questão.

De trabalhos voluntários, passando pela participação ativa em atividades acadêmicas como atlética, até cursos extracurriculares e viagens culturais – tudo pode ter sua vez no currículo. “Importante é trazer o perfil e as competências através de outras atividades que não as profissionais”, diz Maria Luiza Toledo, consultora da DMRH. De acordo com ela, o recrutador também vai investigar situações acadêmicas e até pessoais para ver como o jovem lida com desafios e mudanças.

Mas, atenção: só valem atividades que tenham relação direta com o trabalho em questão. “Precisa ter um aprendizado”, diz Bruna Dias, gerente de orientação de carreiras da Cia de Talentos. Listar só as disciplinas obrigatórias que você cursou também está fora de cogitação – todo recrutador sabe que cálculo faz parte do curso de engenharia, por exemplo. “O foco são as vivências que ele teve nesse momento acadêmico que se aproximam das experiências de mercado”, diz Maria Luiza.



9- Modelo de currículo para quem quer ser trainee

A dica para cativar o recrutador do programa de trainee é simples: analise a fundo sua experiência até agora e mostre qual é o seu diferencial.

Neste sentido, além das atividades profissionais desempenhadas no passado, liste trabalhos voluntários e outras atividades que demonstrem que você tem espírito de equipe e potencial para liderança. O modelo disponibilizado pela Page Talent já traz espaço para colocar algumas destas atividades.

“A descrição do estágio deve ter consistência. O candidato deve falar quais eram as atribuições, as áreas em que atuou e descrever a abrangência de responsabilidade que teve”, afirma Lúcia Costa, diretora-geral da Mariaca|Career Star Group.

Se a empresa não for tão conhecida, vale, em uma linha, descrevê-la com dados como setor de atuação, número de funcionários e faturamento.


10- modelo de currículo com design diferente

O diferencial deste modelo está na maneira como os dados pessoais são apresentados – na vertical direita com um plano de fundo laranja. O único problema é que, se o recrutador não imprimir o currículo, ele terá que fazer contorcionismo para descobrir seu nome e telefone, por exemplo.




Postar um comentário

0 Comentários