Por que médicos usam roupas verdes e azuis em salas de cirurgias?

Já reparou que durante uma cirurgia os médicos usam roupas verdes ou azuladas? Saiba que esse procedimento nada tem a ver com estética, e sim de uma medida de segurança.

Se os médicos usassem cores brancas durante a cirurgia, uma ilusão de ótica faria com que eles começassem a ver "fantasmas de cores" verdes e azuis quando olhassem para uma superfície branca, o que obviamente atrapalharia o bom andamento da operação.



Um bom exemplo dessa ilusão de ótica que nos faz enxergar cores fantasmas é aquela brincadeira em que fixamos os olhos em um pontinho de uma imagem e depois olhamos para uma superfície branca. A imagem fica 'presa em nossos olhos com o contraste de cores.

Faça o teste, olhando fixamente para a imagem abaixo por apenas 10 segundos e depois olhe para uma parede branca ou folha de papel branca.










Pois é, agora imagine isso ocorrendo com médicos e enfermeiros durante uma cirurgia. Os jalecos verdes e azulados, quebram essa "ilusão".


Um outro fator importante, é impedir que os médicos deixem de perceber as nuances do vermelho. Como eles ficam um bom tempo olhando para o vermelho do sangue do paciente, o cérebro do médico tende após um tempo, a não perceber essa cor de forma correta. O azul e o verde quebram essa monotonia cromática, fazendo com que o cérebro descanse. Olhar para algo verde ou azul, de tempos em tempos, ajuda o cérebro a ficar mais sensível ao vermelho.


Postar um comentário

0 Comentários