EXAGERO: Medico prescreve Vodka a Bebe e causa polêmica nas redes sociais

"Médico receita vodca para bebês" É essa frase usada nos títulos das manchetes do portais e sites, blogs e redes sociais que tem sido o tema "polêmico da semana.

O caso teve inicio na segunda feira dia 11, quando Luana Tomaz, de 22 anos, levou o filho Aryel, de 6 meses até o pronto-socorro do Hospital São Camilo, em Aracruz. A criança apresentava quadro de tosse, secreção e suspeita de pneumonia. O médico aviou a receita e e nela estava escrito que a mãe deveria colocar 5 gotas de vodka no nebulizador juntamente com outros medicamentos como Berotec, soro e Atrovent, a cada 6 horas, durante 7 dias.



A mãe ao saber que a Vodka receitada era "A Vodka ", ficou desesperada, postou a receita no Facebook e logo ficou sabendo que outra mãe atendida pelo mesmo médico teve a mesma vodka receitada.

Bem, por mais que seja uma receita estranha, e talvez até desnecessária, o uso de gotas de Vodka na nebulização era algo bastante comum, principalmente quando se faltava o álcool 70%. A Vodka é composta basicamente de água destilada e 40% de álcool  No passado, pelo menos há uns 20 anos, a vodca era empregada como fluidificante em tratamentos respiratórios, ou seja, a bebida servia para tornar a secreção menos densa e facilitar a eliminação da mesma.

Ou seja, o erro do médico foi receitar um "medicamento" fora de moda, e que causou estranheza na mãe, leiga, mas que não faria mal acriança se usado na dosagem recomendada.

Como o Hospital não é besta e nem nada, fez uma consulta com a Sociedade Brasileira de Pneumologia para saber se há contra-indicação do uso do medicamento aliado a vodca. "Assim que eles se manifestarem contra ou a favor, vamos entrar em contato com o Conselho Regional de Medicina (CRM)"

Essa consulta serve apenas para dar amparo legal ao médico e ao hospital. De acordo com o representante executivo do Hospital, o ocorrido não passa de "achismo de um leigo que olhou o produto e estranhou".

Estranhamente, a "paciente" ao invés de buscar esclarecimentos com o Médico, correu para o Facebook para compartilhar seu espanto e indignação.

Só uma coisa me deixa verdadeiramente intrigado nesse caso? Porque a Vodka tinha que ser Orloff?

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Sabe o que me causa indignação? A mesma coisa que atrasa o desenvolvimento desse país... A ignorância desse povo.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, isso significa que ao clicar em enviar, eles não são publicados imediatamente, e sim após serem analisados.