Concurso para mulheres da Policia da Bahia exige exame ginecológico ou atestado de virgindade

Uma exigência no Edital do concurso público para os cargos de delegada, escrivã e investigadora na Bahia está dando o que falar. Isso porque na lista de exigências, se pede que no decorrer do exame clínico deverão ser apresentados pelos candidatos os seguintes exames complementares com  avaliação clínica ginecológica contendo colposcopia, citologia e microflora.

 Ainda de acordo com o Edital, a candidata que possui hímen integro esta dispensada de entregar os exames que constam no item 11.12.2.1, inciso VI, alínea "a": colposcopia, citologia e microflora, desde que apresente atestado médico que comprove a referida condição, com assinatura, carimbo e CRM do médico que o emitiu.

Edital de Policia Baiana exige que se prove clinicamente a virgindade, caso candidata se recuse a fazer exames ginecológicos. Leia edital aqui


A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), claro, soltou os cachorros em cima desse Edital: "Exigir que as mulheres se submetam a tamanho constrangimento é, no mínimo, discriminatório, uma vez que não tem qualquer relação com as atribuições do cargo, além de tornar mais oneroso o concurso para as candidatas do gênero feminino".

A Secretaria de Administração baiana disse que a situação é recorrente em "vários concursos públicos realizados no país". E que "não se configura uma cláusula restritiva, mas sim uma alternativa para as mulheres que, porventura, queiram se recusar a realizar os exames citados no edital".

Ok, ok, mas porque não pedem exame de toque de próstata para os homens? Seria justo, não?

Veja o Edital completo Aqui . São 600 vagas, com salários de R$ 1.558,89 a R$ 9.155,28. As primeiras provas, com questões objetivas e discursivas, estão marcadas para 7 de abril.


Postar um comentário

0 Comentários