Mentira: App de celular para espantar mosquitos

Onde existe uma grande necessidade popular sempre haverá quem queira lucrar com isso. Alguns usam meios justos para o lucro, outros aproveitam para aplicar golpes, é há também os que apenas fazem uma zoação, ou trollagem.

Uma das grandes preocupações e aborrecimentos nas cidades, são os mosquitos. Incomodam, causam insonia e podem transmitir doenças.  A procura por métodos eficazes para matar ou espantar insetos, tem feito a fortuna de muitos picaretas até mesmo através de celulares e smartphones, com os app sonoros para espantar mosquitos. Pura mentira, tremenda enrolação.

Antes mesmo da existência dos celulares e seus apps, já era comum encontrarmos nas ruas e lojas, aparelhos prometendo afugentar mosquitos, traças, muriçocas, até ratos e baratas, através da emissão de sons imperceptíveis ao ouvido humano mas extremamente irritante aos insetos e vetores.

Para venderem seus produtos falsos, os fabricantes criaram o mito de que a fêmea do mosquito quando fecundada tem  verdadeira repulsa ao macho de sua espécie, e o som emitido por eles as afugentam do local. De acordo com os farsantes, seus aparelhos e aplicativos são capazes de reproduzir o som que os machos emitem , fazendo assim com que as fêmeas, que são as que sugam sangue, se afastem do local.

Esse mito se originou nos EUA, mais precisamente no exército americano que diante da observação da ausência de insetos em locais próximos a sirenes de alertas de ataques aéreos, acreditaram que o som emitido pelas sirenes era um repelente. Mas o que ocorria na verdade, é que os insetos não fugiam do som das sirenes, mas sim do deslocamento de ar causados pelas ondas sonoras. Tanto que os insetos sumiam somente em área muito próxima a boca do da sirene e não em todos os locais em que o som atingia. Para um malandro começar inventar um som subsônico  ultrassônico  supersônico  ou outras nomenclaturas  desde que inaudíveis ao ser humano ( nem duvide que alguns nem mesmo emitem som algum ), foi um pulo, que logo se alastrou por outros fabricantes e malandros.

app android para espantar mosquitos, fraude
App gratuitos para celular e smartphones para espantar insetos e mosquitos da dengue, não funcionam. 

App Android para espantar mosquitos, são uma fraude para roubar o seu dinheiro
Cuidado, aplicativos para celular pagos para espantar mosquitos são  uma fraude.


De acordo com o Prof. Dr. Eduardo Novaes Ramires da Universidade Tuiuti do Paraná em um comunicado que pode ser lido na integra na página, http://www.pragas.com.br/noticias/destaques/repelentes_sonoros.php
Trabalhei, ainda como estudante de graduação, com testes de repelentes eletrônicos sonoros de mosquitos, e li vários artigos científicos  sobre o assunto, manuais de controle de pragas de Universidades americanas disponíveis na Internet sobre manejo de pragas, além de conversar com pesquisadores da área.  Todas as fontes sérias, recentes ou não, de trabalhos científicos a testes de produtos para revista de consumidores, são praticamente unânimes em afirmar que os repelentes eletrônicos testados  para pernilongos e mosquitos , incluindo o Aedes aegypti, transmissor da dengue,  são inúteis!

Portanto comprar aparelhinhos ou instalar app repelentes sonoros de insetos é jogar dinheiro fora. Ok, alguns aplicativos são gratuitos, mas não se esqueça que neles existem propagandas onde os donos ganham um bom dinheiro, além do mais , esses app ocupam memória no celular, além de te fazer de bobo.



Postar um comentário

0 Comentários