Como proteger seu Facebook de Links Maliciosos

Saiba como proteger seu Facebook de links maliciosos que podem roubar senhas ou enviar spans em massa em seu nome.

Todos os dias recebemos em nosso mural do Facebook, dezenas de mensagens contendo fotos, vídeos e links. Muitos desses links podem levar a sites maliciosos, e em alguns casos, a aplicativos criados dentro do próprio Facebook, cuja intenção é o roubo de senhas ou simples propagação de Spans e não raramente ambos.

Uma boa ferramenta que identifica esses links maliciosos pode ser encontrada no próprio Facebook. Trata-se do aplicativo Norton safe web.

O aplicativo do Norton Safe WEB para Facebook funciona de forma simples. Ao acessar o aplicativo, ele faz uma varredura do seu mural de feeds de noticias em busca de links maliciosos. O s resultados são mostrados em um pequeno painel e logo abaixo desse painel voce verá todos os links analisados.

se-proteger-de-hacker-facebook

Instale o aplicativo diretamente no seu facebook ( esteja logado em sua conta no Facebook) clicando aqui.

Após dar as permissões padrões de instalações de um aplicativo no Facebook, inicie a verificação da varredura. Lembre-se de ativar a verificação automática do aplicativo.

como descobrir links falsos no facebook

como descobrir link falso no facebook

Essa ferramenta é bastante interessante e vale a pena te-la em seu Facebook. O s contras, é que ela não é automática como diz ser, ou seja, não analisa de forma instantânea e na sua própria página se o link é malicioso ou não. Para saber se você possui algum link suspeito, deverá entrar no aplicativo e fazer o scan. Na verdade a opção automática é apenas uma função que faz o scan automaticamente assim que você entra  no aplicativo, sem precisar clicar em mais nada.

Seria bem mais interessante, se o aplicativo mostrasse no próprio feeds de noticias se um link é bom ou não, com um ícone.

Apesar de ser preciso ir até o aplicativo para analisar os links, essa ferramenta é de grande ajuda. Detectei nos testes, vários sites de Clickjacking, bastante comum no Facebook.

Clickjacking é uma técnica fraudulenta que ao clicar em um link ou botão a página assume renderização ou redirecionamento indesejado.Técnica muito usada para fazer spam ou ganhar “curtir’ em páginas do facebook.

No Firefox, eu encontrei alguns problemas de demora no escaneamento e reinicio do mesmo. No Chrome o aplicativo funcionou perfeitamente e de forma rápida.

O aplicativo só realiza os scans das ultimas 24hs. Então, se você ficar mais que 24hs sem acessar o Facebook, ele não detectará os links anteriores as ultimas 24hs.

Alguns sites não foram analisados, mas eram sites conhecidos meus, e confiáveis, Se voce não conhece e não confia, melhor não arriscar a clicar.

Resumindo, é uma ferramenta interessante, vale a pena possuir, mas se deve ficar atento, afinal o maior filtro anti links maliciosos é o próprio usuário.

Postar um comentário

0 Comentários