Orkut X Facebook - qual é o melhor?

Nos últimos dias foi noticiado que o Facebook ultrapassou o Orkut em número de acessos no Brasil ( não de usuários). Essa informação levou a uma discussão: Qual é a melhor rede social, Orkut ou Facebook?

O Orkut só se mantém no topo no quesito número de usuários, porque em sua maioria é composto por internautas estreantes na internet, normalmente na faixa de 12 a 16 anos. É quase que uma obrigação do internauta novato ter Orkut, assim como MSN. É através dessas 2 redes sociais que ele irá alçar os vôos migratórios para onde se encontra o resto do pessoal.

Como vantagem, o Orkut possui as comunidades de assuntos variados. Já o Facebook, tem como carro chefe a sua Timeline, ou seja a linha de conversação individual que possui uma dinâmica rápida, leve que possibilita comentários e compartilhamentos.
Bem que o Orkut tentou melhorar sua timeline, mas o que se viu foi uma página pesada que  invariavelmente trava por alguns segundos o computador do usuário, repleta de mensagens idotas de gifs animados sem sentido, como: boa noite, bom dia, boa tarde, feliz isso, feliz aquilo, e muitas, mas muitas mensagens religiosas.
Não bastassem esses spans chatos, o Orkut com seus intermináveis bugs, não permitem que o usuário delete ou bloqueie com eficiência essas atualizações. O usuário clica em nunca mostrar atualização de fulano ou clica em sair dessa conversa, e eis que a trolha volta insistentemente.

O visual do Facebook é super limpo, sem os exageros das imagens gigantes dos scraps e atualizações do Orkut. Mas o Facebook peca em um itém muito importante para o brasileiro: As comunidades. Existem 2 modalidades de comunidades no Facebook, Grupos e páginas de fãs. Os grupos funcionam da mesma forma que a timeline individual e portanto não possuem arquivamentos das discussões que vão se perdendo na linha do tempo ( timeline).

Na modalidade páginas de fãs, existe a possibilidade de se abrir discussões para debates que ficam arquivadas, mas parece que o brasileiro ainda não descobriu isso inteiramente. No dia em que o fizer e descobrir que é bem melhor e mais limpo que as comunidades do Orkut, o Orkut perderá de vez o seu lugar ao sol por aqui. As empresas e alguns blogueiros já descobriram isso, e tem conseguido tirar  proveito de forma altamente positiva, cativando e mantendo informado os seus "seguidores" ou "curtidores".




Não vejo alternativas para o Orkut, a não ser uma reformulação radical e dessa vez visando a praticidade e EFICIÊNCIA da timeline do perfil, e também uma reformulação nas comunidades, principalmente no que diz respeito aos "trolls" ( chatos perseguidores) de forma que o usuário possa bloquear o chato, e nunca mais receber mensagens alguma dele, seja em qualquer local que a mensagem for postada no Orkut, ocorrendo o mesmo com as suas mensagens, ou seja: Ao bloquear uma pessoa, ambos ficam invisíveis um para o outro.  Simples e eficiente: É imprescindível que em uma rede social, o indivíduo só interaja com quem ele quiser.

Muitos acreditam que o Facebook não possui disseminação de vírus. Isso não é verdade: Qualquer local na internet que permite a colocação de links é passível de ser usado como disseminador de vírus. Portanto, cuidado quando for clicar em links de terceiros, e mais ainda quando te mandarem uma corrente desesperada te mandando mexer nisso ou naquilo em suas configurações do Facebook.

Aproveite  e curta a página do Estimulanet no Facebook. e receba em sua timeline todas as novidades aqui postadas.

Postar um comentário

49 Comentários

  1. Estou descobrindo o facebook agora e estou gostando bastante. Mas acho que o orkut ainda tem muita coisa boa.


    abs.

    ResponderExcluir
  2. Francamente só curto as comunidades e nisto o Orkut dá de mil a zero no Facebook. Tenho os 2 mas só uso o orkut.

    ResponderExcluir
  3. Orkut com certeza eh melhor! Face na sua maioria eh de uma galera que vai na onda dos outros, nao sabe nem o que está fazendo lá, só cria o perfil pra dizer que tem!!!

    ResponderExcluir
  4. cancelei meu faceebok ,pois não troco pelo orkut.

    ResponderExcluir
  5. o facebook é bom,mas o orkut ainda é melhor.Infelizmente,o facebook vai "engolir" o orkut porque virou moda no mundo inteiro ter um facebook.

    ResponderExcluir
  6. Esse comentario só puxa o saco do facebook

    ResponderExcluir
  7. A minha escolha foi o facebook!

    Manter duas redes sociais ativas é algo muito trabalhoso, então tive que decidir entre o Orkut ou o Facebook, e como está no título, o adeus foi para o ORKUT... veja mais: http://denissantos.wordpress.com/2011/03/08/adeus-orkut-seja-bem-vindo-facebook/

    Denis Santos

    ResponderExcluir
  8. pq estao dizendo que o facebook esta superando o orkut ta muita gente indo nessa mas paar mim o orkut é muito melhor, tem comunidades e muito mais

    ResponderExcluir
  9. Dizendo na Real *-*
    Facebook é mt Melhor q orkut !!
    Orkut é para velhos ,q naum sabem oq fazer !!
    Facebook ,:vc fica sabendo de tudo dos famosos ,estreantes etc !!

    ResponderExcluir
  10. Facebook é assim mesmo no comeco vc faz uma conta e nem sabe o está fazendo mas depois vc vicia é bom de mais vc curte,tem JR News, Globo News, é um mudo de coisas boas sem falar em Cyte ville que é bom tb. orkut já tive mas eu não gostava vc vai no perfil de alguem e ela fica sabendo que vc foi lá mesmo que a pessoa não seja sua conhecida no Facebook não tem isso. Vc add alguem tira tem sujestoes de amizade mesmo de pessoas q vc conhece etc. eu prefiro Facebook.
    A Grafisa tem uma pg lá o Bradesco,BB etc lá é onde todo mundo vai se encontrar mesmo por que é divertido é bom. Pessoas do orkut fechem logo suas contas e junte se nos do Facebook. Se não pode com o concorrente renda se a ele facam logo como Silvio Santos que adimitiu que não poderia concorre com a Rede Globo é igual Fecebook X Orkut. Facebook já ganhou mesmo deu o Resultado essa semana... venha logo..

    ResponderExcluir
  11. o orkut é melhor é mais pratico e não é modinha como facebook, voçê acessa o facebook e não tem nada de interesante, pessoal só cria perfil no facebook só pra dizer que tem facebook, porque virou moda, mais não tem nada que preste no facebook o orkut da de dez a zero !

    ResponderExcluir
  12. Facebook modinha?
    Refrescando a memória de muitos orkuteiros aqui... Orkut entrou como modinha e não era toda essa putaria que é agora. Orkut hoje todo mundo tem, puta marca fudelagem, favelados marcam brigas entre gangues e por aí vai... Me diz, qual o ponto positivo do orkut? Orkut já era, você não vê nada mais além da raspa do bom e VELHO orkut, que não era não inovado como esse e tão cheio de coisas irritantes como gifs e recados musicais. Eu, por todo meu ódio de orkut, desejo mais é que acabe assim como Google Wave.
    Facebook é bem mais interativo e vocês têm bem mais oportunidades até mesmo de encontrar trabalho, muitos encarregados de RH's de grandes empresas fazem escolha por via do facebook, basta que tenha informado toda a sua bio sem falsidades. Falar da bio até foi uma coisa boa, já viram esses links "Gosto" em sites e em páginas humorísticas? Pois é, uma vantagem de ter facebook é essa, você "gosta" de uma coisa e essa coisa é aplicada em seu bio.

    No mais... Orkut foi bom, é uma bosta e será história.

    ResponderExcluir
  13. O pessoal usou durante anos o Orkut e vem agoar dizer que é uma porcaria.
    Post ridículo totalmente tendencioso.
    A úcia vantagemq ue vj no Facebook é a de ser utilizado por pessoas de todo o mundo. A integração com Twitter enche o saco, usem o Twitter para uma coisa e o Face para outra.

    ResponderExcluir
  14. Facebook só cresce nos países subdesenvolvidos. nos USA, Inglaterra, Espanha... tudo usa o Google+ -.- ou seja... só quem usa Face é pobre! E esta historia de Orkut ser só pra velho... desculpe mas minha conta no Okrut acopla conta em Youtube, Blogger, Google+, Maps... entre outros serviços. Ou seja... Orkut é muito melhor que face... até pq brasileiro e preguiçoso e não quer ter tempo de aprender o Novo Orkut. Quer falar do orkut, fala da versão final dele não da antiga!

    ResponderExcluir
  15. nossa,disseram ia q orkut é coisa pra velho eque o facebook nos deixa mais informado...aff filho,quer noticias?assiste televisao,le jornal,ou coisa parecida valew,rede social foi feita pra se divertir

    ResponderExcluir
  16. Facebook não é modinha não
    no meu ponto de vista facebook de da de 1.000
    no orkut .... orkut tá muito chato
    aquelas correntes é um saco,depoimentos tdos prontos,e aqueles selos,pra q akilo ?? affs
    sem flr q orkut só se pode ter 1.000 amigos
    se qser add mais pessoas tem q fazer outro perfil,já o face o maximo de amigos são 5.000 amigos .
    Eu acho q o orkut tem mais usuarios por essa razao,eu mesma já tive 2 perfis de orkut pq tava lotado ... bjss
    http://www.facebook.com/profile.php?id=100002350052966

    ResponderExcluir
  17. q saco ficar falando q um é melhor q outro, se você não gosta do face então não use o face, se vc não gosta de orkut então não use orkut.

    mania de julgar os outros pela rede social que utilizam

    ResponderExcluir
  18. Galera falando que orkut so pode ter 1000 amigos? você é daqueles que adiciona todo mundo? Eu conheço gente para caramba, pessoal me chama ate de deputado, e nao tenho 1000 amigos no orkut, nem aqui nem na china vou ter, so adiciono pessoas que fazendo parte da minha amizade realmente, e outra ORKUT pra mim também da de 1000 a 0 no facebook, tem as comunidade bem mais elaborada, onde você aprende pesquisa com muito mais praticidade.

    ResponderExcluir
  19. o facebook é mto melhor, no começo é meio complicado mas depois fica super divertido tem várias coisas legais. O orkut depois que voc fica mexendo no face fica um saco, só tem favelado...

    ResponderExcluir
  20. Acho que gosto nao se discute tem as preferencias pel orkut e as preferencias pelo face.

    Eu so tenho orkut porque e a minha preferencia nao tenho nada contra o facebook pois cada um escolhe o que quer. Agora, nada a ver a pessoa de cima que disse que so velhos usam orkut eu acho que ela tem que se informar melhor antes falar bobagem santa ignorancia !!!

    Outra coisa, favelado existem nos dois talvez o orkut tenha mais pelo fato de ser mais velho mas isso futuramente ira dominar o face tbm.

    Enfim, as pessoas devem respeitar o gosto de cada um e parar de usar pavras de discriminação com favelados , velhos e etc.....

    Na minha opiniao nao vejo muita diferença entre os dois a ponto de dizer um e muito melhor que o outro. Como ja tenho orkut ha mias tempo fiquei so com o orkut mesmo.

    Mas uma coisa tem que ser dita ; tem muita gente que ta montando facebook so porque ta moda concordem ou nao e a pura verdade....

    Eu nao sigo moda e nem adianta vir falar que sou atrasado e um a questao de personalidade eu sigo o que me agrada e pronto acabou .

    ResponderExcluir
  21. Com certeza facebook porra

    ResponderExcluir
  22. asho muitu melhor o face!pq o orkut só da faveladooooooo

    ResponderExcluir
  23. Quem tem mil amigos na vida real ? é tudo gente que ñ conhece, imagina facebook 5 mil amigos que nem conhece ia ser tragico --'

    ResponderExcluir
  24. a orkut é a rede mais brasileira! o orkut se preocupa em agradar a nos! até a gogle viu isso e deixou os brasileiros controlarem! ja no face é controlado por americanos!
    orkut éa melhor rede social pois é feita pra nos!tem comunidades , posso personalizar meu poerfil! enviar coisas engraçads! tem lugar p deixar video e depo , se quiser compatilho coisas pois tem o botão no meu navegador comapartilhar no orkut! qualquer site até de fora consigo compartilhar , e no orkut não mistura amigo! se comento algo de alguem! so aparece p quem tem contato com a pessoa!
    e não aquela bagunça do face pois se comento algo ,ate q nem tem contato vê ,e se apago do meu mural o comentario
    apaga o q comentei também!
    e la é uma bagunça senão tem lugar p botar video depo
    tudo some com o passar do tempo
    então orkut por ser o primeiro e mais brasileiro é a rede q há! mundilmnete talvez o face agrade! mas não domina em todos os lugars! japão é o tal de mixi e em diversos outro paises cada um tem sua rede! olha ai as redes mais usadas no mundo neste link

    http://www.brasilseo.com.br/social-media-marketing/redes-sociais-conheca-as-redes-sociais-mais-usadas-no-mundo

    e aqui no brasil por ser a mais brasileira o orkut e a numero1!e isso o face dificilmente vai consguir pois quem controla é os gringos!
    mas esse pessoal q acha o orkut ruim e xinga e tal!gospe no prato q comeu rsss! aiai fazer o q cada um é cada um!
    mas ainda bem q o orkut reina soberano,mas a coisa boa do face e twter no pais ,é q fez o orkut ser ainda melhor rsss!
    pois pegou o de interssante la e esta no novo orkut! e nos q damos opiniões pra fazer e deixar sempre ele melhor! agora as comunidades por exemplo estão mas dinamicas! e a opção conversa! tudo q comneto sempre é atualizado , ai me avisa e não perco nenhuma conversa!
    ressumindo orkut é a rede do brasil sem duvida!

    ResponderExcluir
  25. ate ontem todos só falavam:vc tem orkut?me add no orkut?hj a midia empurra o face de garganta abaixo em todo mundo!(modismo) vc quer ser moderninho? entao tem que ter face!kkkkkkkk
    os dois tem la suas vantagens e desvantagens!todos aqui vieram do orkut ou pelo menos ouviram falar dele um dia!o orkut fez parte e ainda faz da vida de muita gente,essa que é a verdade!eu tenho os dois no momento estou dividido!nao sei dizer qual dos dois é o melhor!
    só sei que 70% das pessoas que conheço que tem facebook nem sabe explicar pq estao la,nem sabiam se era bom ou ruim?foram na onda dos outros!
    eu vou ficar c os dois, até que esse novato(facebook) ai, me prove de que realmente vale a pena excluir meu orkut!

    ResponderExcluir
  26. EU SINCERAMENTE NAO TENHO NENHUM , NADA CONTRA QUEM USA , BELEZA , MAS NO MEU CASO SOU CASADO ENTAO , FICO DE FORA QUE É MELHOR , MINHA MULHER TEM EU TO FORA MEU VELHO......... AINDA MAIS SE O CARA GOSTA DE DAR UMA PULADINHA DE CERCA DE VEZ EM QUANDO......... ORKUT E FACEBOOK NEM ME PAGANDO.........ABRAÇOS E ACONSELHO A QUEM TEM MARIDO OU MULHER A NAO FAZER.........SE PULA A CERCA AS VEZES É CLARO , SENAO FAZ NADA DE ERRADO TUDO BEM.......

    ResponderExcluir
  27. Eu tenho os dois, mais sem dúvidas o ORKUT É O MELHOR. E a maioria dos usuários só criou o Face por que virou ''modinha'' mas nem se quer sabe adicionar um amigo. Trágico!

    ResponderExcluir
  28. facebook, com certezaaaaaaaaaaaa, mais, oque eu gosto mesmo, é o Twitter!, 'Orkut' ée coisa de 'favelado' kkkkkk To zuando

    ResponderExcluir
  29. ...Prefiro o Orkut, nada contra o Facebook, mas através das comunidades do Orkut ja´resolvi um problema crônico de meu carro, já comprei um DVD raro...e muitas outras coisas. Claro que o mesmo está desatualizado, mas deveria acabar...

    ResponderExcluir
  30. com certeza o orkut é melhor, o facebook só é curtir, curtir e curtir... o orkut tem foro de discussão sobre tudo, e as comunidades você baixa coisas, livros. e o face isso não tem! o face não tem nada só curtir... porra de face, face é uma bosta!! o orkut é conhecimento... o face diversão!!

    ResponderExcluir
  31. Prefiro o Orkut, é bem mais pratico de usar

    ResponderExcluir
  32. AONDE QUE O ORKUT É MELHOR QUE O FACE?????????????????

    ResponderExcluir
  33. facebook eh pra puta e viado

    ResponderExcluir
  34. Acho que gosto nao se discute tem as preferencias pel orkut e as preferencias pelo face.

    Eu so tenho orkut porque e a minha preferencia nao tenho nada contra o facebook pois cada um escolhe o que quer. Agora, nada a ver a pessoa de cima que disse que so velhos usam orkut eu acho que ela tem que se informar melhor antes falar bobagem santa ignorancia !!!

    Outra coisa, favelado existem nos dois talvez o orkut tenha mais pelo fato de ser mais velho mas isso futuramente ira dominar o face tbm.

    Enfim, as pessoas devem respeitar o gosto de cada um e parar de usar pavras de discriminação com favelados , velhos e etc.....

    Na minha opiniao nao vejo muita diferença entre os dois a ponto de dizer um e muito melhor que o outro. Como ja tenho orkut ha mias tempo fiquei so com o orkut mesmo.

    Mas uma coisa tem que ser dita ; tem muita gente que ta montando facebook so porque ta moda concordem ou nao e a pura verdade....

    Eu nao sigo moda e nem adianta vir falar que sou atrasado e um a questao de personalidade eu sigo o que me agrada e pronto acabou .

    ResponderExcluir
  35. af'z qem nao sabe mexer no face acha qe o orkuut é melhor

    ResponderExcluir
  36. ainda existe o orkut? não acredito!!!

    ResponderExcluir
  37. O IORGUTE É MELHOR QUE FACEBOY!!
    Curte ai minha banda!!
    http://www.youtube.com/watch?v=OWU3eitHWhw

    ResponderExcluir
  38. Facebook é pura modinha!

    E ele não é iniciativa É UMA REDE SOCIAL onde todos podem interagir, independente de ter 12, 16, 30 ou 80 anos de idade.

    O Orkut é melhor que o facebook ... a única coisa de boa que existe no face só a quantidade de amigo que é de 5000 ...tirando isso, nada mais!

    ResponderExcluir
  39. todos os favelados que fizeram orkut hoje tem também o feyceebook kkkkkk tenho os dois..quase todo mundo tem os dois kkk..

    ResponderExcluir
  40. todos que fizeram orkut primeiro agora possuem o feyceebook por isso sem preconceitos somos todos favelados temos orkut e feycebook se vier um terceiro faremos e esquuecemos o feycce brasileiro adora uma modinha..kkkk

    ResponderExcluir
  41. o orkut era o melhor até chegar o face vamos combinar todos nos sabemos que o face e bem melhor que o orkut na vida tudo acaba um dia e chegou a vez do orkut acabar nao tem mais graça ta muito velho ta na hora de se aposentar e dar lugar para as novas redes sociais

    ResponderExcluir
  42. o orkut é tudo de melhor o facebosta é uma porcaria

    ResponderExcluir
  43. o de bom no face é curti curti oq é curti curti eu curto jogandos games

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, isso significa que ao clicar em enviar, eles não são publicados imediatamente, e sim após serem analisados.