Logo Rio 2016 Plágio ou Inspiração?

O ano mal começou, e ontem após a apresentação do Logo das olimpíadas do Rio de Janeiro, durante a queima de fogos em Copacabana, começaram a surgir pela internet acusações de que a logomarca seria um plágio que envolveria a pintura "A dança" de Henri Matisse, a logomarca da Telluride Foundation, entidade beneficente que tem sede no Estado do Colorado, nos Estados Unidos, e finalmente a logomarca do carnaval de Salvador de 2004.

Vamos dar uma olhada no quadro de Matisse e em suas "inspirações" de Logo.

Quadro de Henri Matisse "A Dança",


Logo da Telluride Foundation Formando um coração com os dançarinos, que supostamente sairam do Quadro a Dança. 






Logo do carnaval de Salvador de 2004, com um plágio claro e inequívoco da logo da Telluride.



 E finalmente a logomarca das Olimpíadas Do Rio de Janeiro de 2016, que dizem ser plagio das anteriores.




Talvez eu seja um tanto quanto cego, ou talvez eu não seja tão mau-humorado assim, para ver um plágio na logo do Rio 2016... Talvez...
Mas para mim existem apenas semelhanças de conceitos, isso é óbvio, expressado pelos bonecos dando as mãos simbolizando a união. Mas não não há plagio, e sim criação. E sinceramente: Que bela criação.

Enquanto que no logo da Telluride  os bonecos dançarinos formam um coração, na logomarca carioca cria-se a paisagem do Rio de Janeiro, com o Pão de açucar, o Cristo Redentor (boneco azul) e com um pouco de boa vontade, o símbolo da praça da apoteose ( em amarelo ) e finalmente o conjunto forma a palavra Rio.

Para saber mais sobre o processo de criação da Logomarca das Olimpiadas cariocas, acesse o site da empresa criadora da mesma.  Tátil Design

Plágio? Quanto mau-humor... E o ano nem mesmo começou. Feliz 2011

Postar um comentário

19 Comentários

  1. Não é plágio, mas é facilmente identificável que o logo da Telluride serviu de inspiração.

    ResponderExcluir
  2. Particularmente concordo, creio que seja uma criação, e muita boa por sinal, se a inspiração veio do quadro de Matisse qual o problema, arte é isso, uma transformação constante.
    Gostei do post.
    Ficou lindo a logo.

    Abraço
    BELcrei

    ResponderExcluir
  3. Acho que não seria ruim se a Tátil então não omitisse esses similares que serviram de base no processo que eles publicaram aqui http://190.120.238.234/projetos/paixao-e-transformacao/ e não dar a idéia de que a forma do símbolo surgiu espontaneamente

    ResponderExcluir
  4. Todos esses símbolos representão a mesma coisa - a União entre os Povos. Podemos achar muito mais símbolos de empresas, programas e fundações com o mesmo tema. Dar as mãos é muito mais antigo que uma pintura de Matisse ou uma fundação, basta lembrar das cirandas, roda-cutias e todas as brincadeiras de rodas que existem, agora falar que só uma respresentação é a oficial é falar bobagem. Embora contra as Olímpiadas Rio 2016, viva o Brasil!!!

    ResponderExcluir
  5. Impressionante e VERGONHOSA é a marca do carnaval de salvador, foi feito concurso e a pessoa que "chupou" a marca da Telluride ganhou, acredite se quiser. São os mesmos traços, a mesma posição dos bonecos, vergonhoso, principalmente para mim, como bom baiano e orgulhoso nordestino. Teriam que ter revisto este resultado, mas... Já o logo do Rio acho que pode ter servido de inspiração, mas cópía não, e vamos em frente para ver no que vai dar esta olimpíada.

    ResponderExcluir
  6. Que falta de originalidade carioca! As Olimpíadas nem começaram e já estamos "pisando na bola"!
    Os cariocas não conseguem construir nada direito, nem o logo de suas Olimpíadas! Já estamos sendo chamados lá fora de "chupeteiros", graças aos "competentes homens de criação cariocas".
    E o Carlos Nuzman, a "ratazana carioca" achou o máximo!

    ResponderExcluir
  7. *representam (foi mal)

    ResponderExcluir
  8. Plagio claro.. Já dá o tom das olimpíadas no Rio de Janeiro.. Faz de qualquer jeito e qualquer coisa enrola depois.. Muito criativo o logotipo da Telluride Foundation.. parabéns ao criador original.. Algum lugar mencionou quem o criou ou só vão elogiar quem roubou a ideia?

    ResponderExcluir
  9. Não entendo como é que alguém pode querer participar em um concurso de logotipos com um erro tão brutal. Será que a comissão de seleção é formada por artistas, ou quaolquer pessoa que tenha sensibilidade?
    Espero que este que fez o logotipo não tenha ganhado prêmio pelo crime que cometeu. Alcides Sarkis El Atra. São Paulo. Brasil.

    ResponderExcluir
  10. A historia ficaria mais palatavel se os autores tivessem mencionado a inspiracao desde o inicio, mas, dizer que nunca tinham visto a logomarca , ainda mais uma logo que ja teve um problemao no carnaval baiano, sinceramente pegou mal eh quase uma confissao de ma feh ou uma profunda ignorancia e despreparo dos autores.

    Gunter Jr.

    ResponderExcluir
  11. nao eh a toa que carioca tem seu jeito peculiar, o conhecido "jeitinho carioca", que eh um termo mais ameno para "malandragem carioca". a proporcao da cabeca e bracos no logo da telluride eh identica. quem falou acima que isso nao eh plagio, e sim inspiracao, esta puxando sardinha para a 'malandragem'. eh plagio sim. E para o timinho da Tátil que "inventou" o logo: assumam a hagada que fizeram, ao menos dando o credito ao criador original: Telluride.

    ResponderExcluir
  12. PLAGIO!!! AUCOPIADORES

    Depois de ver a marca de 2004, COM CERTEZA ESSA EMPRESA NÃO TEM INSPIRAÇÃO NENHUMA!!!
    COINCIDÊNCIA?! VAI ENGANAR OUTRO!!!

    Eu trabalho com Designer Pleno e já fiz diversas marcas e até as minhas pra projetos e "antes" PESQUISEI, AVALIEI E eu “DESENHEI” ALGO DIFERENTE!!!

    AQUI EU NÃO VI DESENHO ALGUM DE… LEVAR DIAS, MESES E ANOS, MAS SIM “ARRUMARAM UM VETOR DA MARCA DE 2004 DO CARNAVAL OU VETORIZARAM NO “COREL” OU NO “INDESIGN”; DEPOIS MUUDARAM ALGUMAS COISAS ÍNFIMAS E PINTARAM A MESMA

    DIGO: “MAIS NADA FIZERAM!!!”

    GANHARAM UM ABSURDO DE DINHEIRO PARA COPIAR A OBRA DOS OUTROS!!!

    Nisso, chamaram a equipe toda pra ir no RJ-TV (A EQUIPE DE BUCHAS PARA SEREM PROMOVIDOS AS CUSTAS DA MÍDIA) PORQUE ATÉ EU FAÇO UMA CÓPIA DISSO EM UM DIA!!!

    Desabafo:
    É um absurdo e uma falta de respeito com aqueles profissionais que SE MATAM DE APRENDER OS PROGRAMAS DE DESIGN GRÁFICOS SENDO EM CURSOS OU VÁRIAS HORAS GASTAS FUÇANDO OS PROGRAMAS, QUE FAZEM PROJETOS EXCELENTES PORQUE ENTENDEM DE COMO PRODUZIR UMA ARTE!!!

    Cara estou irritado!!!
    Então não basta ser Criativo mas PRA GANHAR FÁCIL É SER COPIATIVO?!!

    Quer dizer que seu eu criar uma marca dessa forma:

    Casa+Video

    Quer dizer que não é plágio?

    Você mesmo que leu isso vai dizer que eu só fiz isso:

    Troquei o "&" pelo +.
    Que ficaria com o "&" como "Casa&Vídeo"

    Ò_ó*

    ResponderExcluir
  13. Morar em um pais onde duas das maiores revistas semanais do pais não criam nada só copiam capas de revistas estrangeiras, o vergonhoso logotipo da copa do mundo onde sugestivamente parecemos envergonhados com a mão cobrindo o rosto ou colocando a mão na taça....
    Já era de se esperar que algo grande assim seria ao menos "inspirado".

    Fabio
    São Paulo

    ResponderExcluir
  14. Acho engraçado é dizerem que o comitê realizou uma extensa busca na internet para verificar se o logo vencedor se parecia com algo já existente. E não acharam nada!!!!!!! Bastou passar algumas horas depois da apresentação e todo o mundo já sabia do plágio, é plágio sim, não há dúvida. E o comitê é muito tapado e burro para não perceber isso. E a agência é muito ingênua de achar que essa "busca extensa" do comitê é prova de sua criatividade. Bando de ladrões e incompetentes, vão roubar assim na China!!!!

    ResponderExcluir
  15. Se puder veja o post do meu blog. Esta turma da Tátil design escreveu um absurdo na parede durante o processo de criação da logo: "povos de todos os outros PLANETAS", está no site deles!
    http://pensamentosduneto.blogspot.com
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  16. não precisa ser mal humorado pra ver o evidente plágio, não tenho dúvidas de que ele copioua idéia da fundação americana pois o estilo dos bonecos é o mesmo, tem que ser muito sego pra não perceber, é PLAGIO SIM!!!

    ResponderExcluir
  17. Isso é ridículo. Criar um é difícil, né pessoal? Copiar é fácil. Então vambora copiar tudo e se dar bem.

    Ah, Brazil, vá se foder!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, isso significa que ao clicar em enviar, eles não são publicados imediatamente, e sim após serem analisados.