China : O país das multas Bizarras

Enquanto o mundo inteiro trava uma luta implacável contra o tabagismo, eis que o condado de Gong'an, na província de Hubei, surge na contramão e obriga seus servidores públicos a consumirem uma cota de cigarros por dia.

Essa medida bizarra foi tomada porque as marcas de cigarros produzidos no condado, como a Huanghelou, andam perdendo mercado para os cigarros produzidos nas provincias vizinhas. O objetivo do governo local é que a consumo de maços de cigarros pelos servidores chegue a 230 mil por ano e dessa forma gere receitas através do imposto.

“Que feio, servidor! você não pode fazer isso.”


Ainda não foram registrados casos de servidores multados. Mas os impostos em cima dos cigarros são altíssimos.

É a velha e boa prática comunista do 'ou usa e contribui para os impostos ou não use e pague multa por não usar.'

A indústria da multa na China é tão grande e lucrativa ,  que uma escola em Xiushan, aplica em seus alunos diversas multas.

Se brigar, por exemplo, o estudante será multado em 10 iuans (cerca de R$ 3,5) e terá que varrer o chão da sala de aula por um mês. Se for flagrado fumando, a multa sobe para 20 iuans, mesmo valor para quem for pego bebendo. O aluno que dormir em sala de aula vai pagar multa de 3 iuans. Se não fizer ou não entregar o trabalho de casa, a escola estipulou multa de 1 iuan por vez.

Há ainda multa para quem chegar atrasado, para quem xingar outros colegas e para quem não lavar as mãos com água purificada.

Apresentadores de televisão são multados, caso pronunciem mal alguma palavra. O Apresentador  Guo Zhijian, se confundiu 3 vezes ao dar notícias sobre um Urso panda, e foi obrigado a pagar  200 iuan por cada erro.

Já quem disponibiliza sites com downloads ilegais de filmes, fotos ou músicas, paga multa de 100 mil iuans. Estranhamente a China é o país que mais falsifica produtos. Bolsas da Louis Vuitton, cds piratas, tênis falsificados e diversas mercadorias piratas, são vendidas normalmente nas ruas das grandes cidades do País. Mas nesse caso o governo não interfere, pois temem problemas sociais graves, afinal uma boa parcela da população vive desse mercado pirata.

´As midias de informação também são multadas em cerca de 12 mil dolares se divulgarem notícias de acidentes ou desastres domésticos sem a devida autorização.


É, parece que aplicar multas é o verdadeiro negócio da China

Fonte : Eptv.Globo.com
Planeta bizarro

Postar um comentário

0 Comentários