A História do Halloween : A Festa do dia das Bruxas


Dia 31 de Outubro é dia da festa das bruxas, o cada vez mais conhecido Halloween:


A palavra Halloween é uma contração da expressão "Ali Halliows Eve", no inglês atual, "All Hallows Eve", que significa "Véspera do Dia de Todos os Santos".

Uma outra possível origem para a palavra seria a expressão hallow evening a noite sagrada - em em português.

A origem do hallowen é uma mistura do Festival da Colheita que os antigos Romanos dedicavam á Deusa Pamonha, digo Deusa Pamona (Deusa das Frutas.), associado com o ritual Druida do festival de Samhain ( Senhor da M0rte e das trevas, bem, pelo menos um dos senhores).

O Coisa-ruim do Samhain (pronuncia-se Sou-ein), vinha aqui (aqui não, lá na Druidolândia deles) buscar a alma dos degenerados, murrinhas e safados e levar para o inferno.


Como quem conta um conto aumenta um ponto, principalmente se o conto for de terror, os Cristãos da idade média, que de tudo se borravam de medo, incluíram na listinha dos encapetados do dia 31, bruxas, fadas, duendes verdes, macabros, Smurfs e o escambau a quatro. Criando a idéia de que eles celebravam na véspera do Dia de Todos os Santos, um ritual para ridicularizar a festa Cristã. Sério, eles acreditavam mesmo nessa coisas, inclusive que fantasmas de alma-penada e depenada vinham a terra para puxar o pé dos vivos.


Após a emigração Escocesa, em 1840, passou o Halloween a ser uma paródia divertida dos medos e crenças do povo antigo. Tal qual o nosso carnaval.

A figura símbolo do Halloween é o famoso Jack-O-Lanterns, que inicialmente era feito de nabo, mas como o nabo é um legume de duplo-sentido e vivia a desaparecer por conta dos (as) tarados de plantão, indo reaparecer em lugares ocultos da anatomia humana, passaram pois a utilizar a abóbora, que dificilmente cabe nesses lugares, (não vale abobrinha).


Jack era uma pessoa difícil, era avarento, mão de vaca e muquirana, por isso foi barrado no Céu. Chegando ao inferno pentelhou tanto o diabo com travessuras e sacanagens mil ,que foi-lhe dado uma lanterna e um chute na bunda para vagar eternamente no limbo em busca de seu próprio caminho.

Hoje em dia Nos EUA a festa do dia das bruxas é feita com fantasias de Bruxas, Dráculas, Franksteins, e a molecada sai as ruas indo de porta em porta perguntando "Trick or Treat" ( gostosuras ou travessuras?) Tudo para ganhar um docinho, caso não recebam, pregam uma peça das brabas no avarento. Não são uns diabinhos esse nossos anjinhos?

No Brasil tem um grupo chamado Mv-Brasil que tem um lema HALLOWEEN É O CACETE!, VIVA A CULTURA NACIONAL. São uns chatos com idéias revolucionárias que falam coisas como :

"seitas satânicas disfarçadas de manifestações culturais, como esse tal de "halloween". É dever de todos nós rejeitá-lo, até por uma questão de sobrevivência. Não podemos mais suportar tantas concessões subversivas em nossa cultura, em nosso belo idioma brasileiro, como também não suportamos mais, absurdas concessões econômicas às corporações transnacionais, que se afogam em champanha e se atolam em caviar às nossas custas

Ah tá.... Fala sério. nem deixam agente brincar, parecem tia velha. Acreditar que celebrar o dia das bruxas coloca em risco a soberania cultural do Brasil, ou te leva para os quintos dos infernos é muita alienação.


Eu vou em busca dos preços mais baratos para fantasias do dia das bruxas, do Dracula, Frankstein, Lula....





Technorati : , , , , , ,

Powered by Zoundry

Postar um comentário

2 Comentários

  1. É...nunca curti muito o halloween....aqui no brasil o pessoal nem distribui doces haueioheuioheuieh

    mas a banda de indentico nome faz presença...


    grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. O meu HALLOWEEN foi muito bacana, amei.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, isso significa que ao clicar em enviar, eles não são publicados imediatamente, e sim após serem analisados.