Remdesivir ou Veklury - remédio para Covid com indicação na bula

 A ANVISA aprovou na sexta-feira, 12 de Março, o remédio Remdesivir produzido pela empresa Gilead Sciences Inc com o  nome comercial  de Veklury. Trata-se, portanto, do primeiro remédio oficialmente apto para o tratamento de Covid-19 em pacientes com idade acima de 12 anos, com peso mínimo de 40kg e que se encontram em estado de pneumonia e precisando de oxigênio, desde que não estejam em ventilação mecânica. 

Remdesivir ouVeklury remédio para curar Covid-19 com prescrição na Bula


O Remdesivir ou Veklury será comercializado em forma de pó que deverá ser diluído para a aplicação intravenosa. Como posologia, o Remdesivir deve ser administrado em dose única de 200mg no primeiro dia e 100mg nos dias posteriores, pelo período mínimo de 5 dias e máximo de 10 dias.

Donald Trump usou o Remdesivir quando foi acometido pelo SARS-COV-2, que inicialmente foi elaborado para combater o EBOLA.

Nos Estados Unidos, a indicação de uso do Remdesivir é para pacientes que estão infectados com Covid-19, têm a necessidade de serem hospitalizados e possuem progressão da doença, ou seja, o indivíduo não está conseguindo se hidratar e comer adequadamente, está com falta de ar e muita febre.

Segundo a Anvisa, o medicamento reduziu a probabilidade de pacientes que estavam recebendo oxigênio em baixo fluxo progredirem para estágios mais graves, onde necessitariam de ventilação mecânica ou morte. No maior grupo de pacientes do estudo, aqueles que necessitavam de pouco oxigênio, houve uma redução significativa na mortalidade, de 9,9% para 2,6%.

Os dados também apontam a redução da progressão (ou evolução) da doença. No grupo de pacientes que receberam o antiviral, menos pacientes evoluíram para necessidade de oxigênio suplementar ou níveis mais elevados de suporte respiratório, como ventilação mecânica.

Mas é bom lembrar que o Remdesivir não deve ser utilizado sem a anuência médica e sua aplicação deve ser ministrada por um profissional competente e treinado.  A Anvisa restringiu a comercialização e uso para hospitais. As entidades hospitalares particulares e o SUS (Sistema Único de Saúde).

O mais importante: O Remdesivir / Veklury não é um medicamento que cura a Covid-19 e muito menos é um preventivo. O Remdesivir é usado para tratamento de uma das consequências do Coronavírus

Postar um comentário

1 Comentários

Os comentários são moderados, isso significa que ao clicar em enviar, eles não são publicados imediatamente, e sim após serem analisados.