Verificação de Fatos - Circula no Facebook e Whatsapp a foto de um bebê abandonado e dormindo em uma escada. De acordo com a legenda que acompanha a fotografia, as pessoas passam pela criança sem se importarem, ignorando-a completamente.
A foto, evidentemente, gerou muita revolta e perguntas: Qual a verdade sobre o bebê abandonado nas escadas, onde e quando isso aconteceu?
Publicidade:
A história por trás da foto: Infelizmente, a foto do bebê abandonado na escada é verdadeira, mas não é brasileira. De acordo com o blog Indonesian Hoax, a fotografia, de autoria de Aj Laberinto, foi tirada em 2014 na passagem subterrânea de Lagusnilad ( Manila Cityhall), nas Filipinas, e se tornou rapidamente um viral,
Segundo relato do próprio Aj Labertino, o bebê abandonado na escada não estava morto, apenas dormindo, e as pessoas - acostumadas com o alto índice de pessoas dormindo nas ruas e em estado de mendicância nas Filipinas - simplesmente a ignoravam e seguiam alheios ao seu estado de abandono e fragilidade.
Após indagar ao redor, na tentativa de descobrir sobre o paradeiro dos responsáveis pelo bebê, surgiu uma mulher que pegou a criança e a levou embora.
A postagem das fotos no Facebook de AJ Laberinto chamou a atenção de Lila Shahani que, na época, era secretária assistente e chefe de Comunicações do Gabinete de Desenvolvimento Humano e Redução da Pobreza (HDPR) das Filipinas.
Lila Shahani acionou o Departamento de Bem-Estar e Desenvolvimento Social (DSDW) local para que investigasse o paradeiro da criança.
Em 20 de Junho de 2014, Lila Shahani atualizou seu perfil do Facebook com o desfecho da história:
A publicação esclarece, através do DSWD, que a criança, cujo nome é Dagul, é filho de Rosie Tabunares. Rose conta que a criança teria sido levada por uma mulher chamada Rudy no dia 18 de Maio, e que não sabia onde se encontrava , até que no dia 25 Maio Rosie conseguiu localizar Dagul e reaver a sua custódia da criança.
Ainda de acordo com as informações obtidas por Lila Shahani, a criança estaria aos cuidados de sua avó.
Todos os fatos ocorreram em 2014 e desde então não se sabe nenhuma notícia sobre o destino do bebe fotografado dormindo na escada.
A idade da criança não foi revelada.
0 Comentários
Os comentários são moderados, isso significa que ao clicar em enviar, eles não são publicados imediatamente, e sim após serem analisados.