Site falso do Reclame Aqui usa o Google para roubar dados

Os golpistas e pulhas da internet são muito criativos, portanto devemos estar sempre atentos aos novos golpes que tentam roubar nossos dados de login, senhas e até bancários. A nova modalidade de golpe agora, é usar o resultado de pesquisas do Google para enganar o internauta. 

Mas aí você se pergunta; 'Ora, isso não é uma novidade, o resultado da pesquisa do Google sempre teve alguns links perigosos.". É verdade, mas dessa vez os "hackers" foram mais espertos: Eles pagaram ao Google para ficar em primeiro lugar no resultado das buscas de uma pesquisa muito comum sobre um dos sites mais populares e usados pelo internauta: O "Reclame Aqui".

Quando o internauta digita "Reclame Aqui ", no Google o resultado parece é esse do print abaixo: Repare que temos 2 resultados, e ambos supostamente para o link www.relameaqui.com.br


O primeiro resultado é falso: Foi pago para o Google para estar na primeira posição da pesquisa e é um link usado para roubar os seus dados e pior, usa falsamente o mesmo link do "Reclame Aqui" www.reclameaqui.com.br, mas quando o internauta clica é redirecionado para a pagina falsa com o endereço "www.reclameaqui.info/reclameaqui" onde sera aberta uma caixa de dialogo pedindo para que se instale o Java, para poder navegar no site. 

Após instalar o falso Java que na verdade é um cavalo-de-troia, o internauta é redirecionado para a página verdadeira do "Reclame Aqui" e nem percebe que instalou um virus no computador que vai capturar e enviar todos os dados de senha e logins, assim como dados bancários, CPF , carteira de identidade e o que mais for preenchido em formulários on line pelo internauta enganado.





Criar o hábito de olhar sempre a barra de endereços para saber se está de fato no site desejado, é um hábito necessário e indispensável para a segurança do internauta. Claro que isso só tem serventia para quem já conhece a url (link).. Nem todas as pessoas sabem que, por exemplo, o reclame aqui tem o sufixo ".com.br" e não ".info". 

O alerta do falso site foi emitido pelo próprio "Reclame Aqui" no dia 5 de Fevereiro, e obviamente já deve ter sido reportado ao Google, mas até o momento que essa postagem foi feita, 6/02/2015 19:10hrs , o falso resultado ainda se encontrava no Google.

Postar um comentário

0 Comentários