Esmalte detecta Boa Noite Cinderela e causa polêmica

Um projeto desenvolvido por 4 estudantes tem causado imensa polêmica quando deveria apenas ser aplaudido. Os estudantes estão desenvolvendo um esmalte que é capaz de detectar as drogas, GHB e Rohypnol usadas em golpes de " Boa Noite Cinderela". 

De uso discreto, a mulher pode perceber que sua bebida foi batizada apenas usando o dedo para mexer a bebida. Se tiver drogas na bebida a unha muda de cor e a mulher pode sem correr riscos se afastar do golpista e até mesmo denuncia-lo.

Muito elogiado e bem aceito, o projeto infelizmente tem sido alvo de críticas de grupos anti-estupro que acreditam que esse tipo de invenção força para a mulher o ônus do estupro. Esses grupos temem que com a ampla comercialização do esmalte as pessoas passem a culpar as mulheres que não usarem o esmalte por terem sido vitimas do golpe.

"Agradeço que jovens queiram frear o assédio sexual, mas qualquer coisa que coloca o ônus sobre as mulheres para 'discretamente' evitarem serem estupradas perde o ponto", escreveu Jessica Valenti para o jornal britânico The Guardian.
"Deveríamos estar tentando impedir o estupro, não apenas evitá-lo individualmente", disse.

Tara Culp-Ressler, para o blog Think Progress, também criticou tais produtos e disse que eles "reforçam a cultura de estupro" da sociedade.
Já Erin Gloria Ryan, na Jezebel, disse que melhorar a conscientização sobre assédio sexual poderia ser mais benéfico do que esmaltes que mudam de cor.

Parece que na cabeça dessas ativistas o estuprador ou o ladrão devem ser conscientizado que fazer essas coisas é errado. Comparativamente devemos pensar em deixar nossas janelas e portas sem proteções e nos focar em ensinar aso ladrões que eles não podem invadir a nossa casa?

Pessoas que cometem esses crimes são pessoas doentes, sociopatas que nunca deixarão de cometer suas sandices só porque uma campanha na televisão ou um cartaz na rua disse que é errado, afinal, nem as penalidades imposta pela lei é capaz de frear esse dementes.

Por outro lado, a mulher que usar esse produto e escapar do golpe, só terá que agradecer, afinal mais importante que discutir subjetividades de culpas, é não ser vítima de um golpe cruel e covarde como esse, 

O produto ainda não se encontra a venda e está sendo aperfeiçoado para detectar diversos tipos de drogas.
.

Postar um comentário

0 Comentários