Governo cria Bolsa-Copa para ministros: Verdade ou mentira?

Paginas do Facebook como a Tv Revolta  e muitos sites oportunistas como a Folha Politica, estão espalhando o boato com o seguinte título: " Governo cria Bolsa-Copa com diária de até R$ 581 para ministros e servidores federais " . Será mesmo verdade que a Dilma criou a tal bolsa Copa? Esse valor pode chegar a R$ 1.162.00

Sim e não. O tal decreto foi criado mas para a Copa das Confederações. Sites e paginas inescrupulosas estão se aproveitando para reciclar essa matéria e ganhar compartilhamentos, afinal é algo absurdo e causa revolta. Mas é coisa do passado.

Os sites e páginas do Facebook ganham curtidas e compartilhamentos pois os internautas em geral agem da seguinte forma:
- Não lê matéria, só o titulo
- Lê a matéria mas não entende
- Lê, entende mas compartilha para ganhar seu míseros likes e compartilhamentos.
Você sabia que essas página e sites manipuladores e boateiros ganham DINHEIRO com a ingenuidade e ou revolta do leitor?



Mas afinal a tal bolsa existiu ou não? O que aconteceu foi o seguinte: Os ministros de Estado, servidores federais e os comandantes e oficiais das Forças Armadas ganharam um adicional nas diárias desses servidores públicos durante a Copa das confederações, para serem gastos nos hotéis, alimentações e traslados. Não é para assistir a Copa, e sim a serviço por atuarem na segurança do evento.

Não se trata de criar nenhuma bolsa, e sim de aumentar o valor das diárias durante o referido evento que já aconteceu, porque os custos de hotéis e alimentação aumentam devido a esses eventos.

O decreto pode ser lido aqui.

O decreto é polêmico, mas se o servidor vai viajar a trabalho para atuar na segurança e logística do evento, quem deve pagar suas estadias? Ele próprio? De acordo com o decreto.  "O disposto no caput não se aplica aos deslocamentos em que a administração pública disponibiliza hospedagem ou nos quais não haja pernoite. "

Ainda não foi lançado nenhum decreto para vigorar na Copa do Mundo, mas provavelmente será.

DIGA NÃO A PÁGINAS QUE USAM DE ARTIFÍCIOS FALSOS PARA GANHAR SEGUIDORES.

Postar um comentário

0 Comentários