Fim do mistério do astronauta de Solway

Um dos mistérios fotográficos mais intrigantes já existente finalmente chegou ao fim: A foto de uma garotinha com um misterioso astronauta ao fundo, que ninguém, nem mesmo quem fotografou, sabia explicar como foi parar ali, pode ser finalmente explicado.

A fotografia do misterioso astronauta de Solway, também conhecido como o astronauta de Cumberland Refere-se a uma figura misteriosa que se assemelha a um astronauta vista em uma fotografia que tem como modelo a filha do bombeiro, fotógrafo e historiador local Jim Templeton. 

A famosa foto foi tirada por Jim em 1964, em Burgh Marsh, com vista para o Solway Firth em Cumbria, Inglaterra. 

Templeton afirma que quando a fotografia foi tirada não existia ninguém atrás de sua filha, quanto menos um astronauta. A imagem foi reproduzida amplamente em jornais da época  e ganhou o interesse dos ufólogos. A Kodak, empresa fotográfica, chegou a oferecer uma recompensa para que alguém provasse que a foto foi adulterada. Nunca conseguiram, a foto era legitima.

Veja a foto abaixo:


Se olharmos bem para a fotografia, vamos ver que a figura atrás da criança realmente se parece com um astronauta. Mas Astronautas não são alma penadas, nem assombração, por que então esse astronauta só é visível na fotografia? Será que é um extraterrestre que usa um algum tipo de  invisibilidade que só é captada por lentes especiais? Ah, sim... pode ser um espectro de um astronauta morto... brrrr.

Quase 50 anos depois, o mistério é finalmente resolvido pelo professor David Clarke conferencista em jornalismo na Universidade Sheffield Hallam. Ele tem um interesse de longa data que remonta á sua infância, de pesquisar e escrever sobre Ovnis e fenômenos estranhos. Ele disse ao pai da menina que a fotografia poderia ser a mãe da menina, com uma superexposição, que impedia de ver o contorno e a cor das roupas...
Jim morreu em 2011 sempre afirmando que não era a sua esposa, que isso era impossível pois ele não a viu no visor...

Mas hoje em dia, com o uso da tecnologia e programas de manipulação de imagens pode-se mudar o contraste de uma foto e ver melhor o que era aquela estranha figura de branco. Veja



Pois é, de fato era Annie, a mãe da menina, quem estava atrás da foto. Mas como o Jim não viu sua esposa atrás de sua filha na hora em que tirou a fotografia? Descartando-se a hipótese de Jim estar mentindo, tem-se o fato de Jim ter usado a câmera fotográfica Zeiss Contax Pentacon: que tem como um particularidade uma falha bastante irritante: Seu visor só mostra 70% do objeto a ser fotografado. Lembre-se, as maquinas de antigamente não possuíam o visor de cristal líquido, era preciso colocar  o olho no buraco do visor, e normalmente se fechar o outro. Ou seja , o fotografo só enxergava o que o visor mostrava.

câmera usada para fotografar a menina do mistério do astronauta de solway
câmera usada para fotografar a menina do mistério do astronauta de Solway
Era assim que Jim enxergava a fotografia no momento em que a tirou.
FIM DO MISTÉRIO
fontes: Dr.David Clarke, Above top Secret, BBC-News Cumbria, Wiki: Solway Firth Spaceman


Postar um comentário

0 Comentários