Como faço para remover vírus do Facebook?

Meu Facebook está mandando vírus para todos os meus amigos, como faço para tirar o vírus do meu Facebook?

Aprenda a identificar e saiba como remover vírus do Facebook: 


Todos os dias são criados novos golpes no Facebook, cujo objetivo é gerar likes ( curtidas ) ganhar novos seguidores para páginas e perfis, invasão de contas do Facebook, e até de outras redes, assim como roubar senhas de sites bancários ou de cartões de créditos.

Saber o que fazer quando for infectado por algum vírus é muito importante, e embora seja um tanto trabalhoso, não é nenhum bicho de sete cabeças.

Como meu Facebook pegou vírus?

Apesar dos golpes usarem iscas diferentes o esquema normalmente é o mesmo e provavelmente você pegou o vírus clicando em um link ou aceitando algum aplicativo - app - malicioso e é bem provável que tenha se esquecido e diga... mas eu não cliquei em nada, juro. Acredite, nenhum virus do Facebook é instalado sem que se tenha sido instalado pelo usuário, seja de forma direta ou indireta. Se ele está lá é porque você ou alguém que usa o seu PC o colocou lá.

Iscas de vírus de Facebook  mais comuns:



Aprenda a mudar a cor do seu Facebook
Veja e descubra quem visitou o seu perfil
Veja fotos bloqueadas
Mude a cor da letra do seu Facebook
veja quem está online
Coloque botão não curti - deslike 
Instale um plugin para ver o vídeo

Como identificar se um Facebook está com vírus:

Normalmente os sintomas de um Facebook infectado são:

  • Meu Facebook está publicando mensagens em meu nome sem eu saber
  • Meu Facebook está seguindo e curtindo páginas sem eu saber
  • Estou recebendo links de Span no meu Facebook
  • Meu Facebook está cheio de propagandas
  • Meu Facebook ficou maluco
  • Meu Facebook está abrindo páginas estranhas de outros sites

Os vírus de vídeos são os mais usados hoje em dia. E funcionam da seguinte forma: 
  • Um amigo infectado posta uma publicação com o vídeo, normalmente polêmico ou chocante. 
  • Ao clicar para assistir o vídeo, a vitima é redirecionada para uma nova página FALSA do Facebook ( olhar o endereço na barra do navegador é essencial nesses casos) 
  • Nessa página é pedido fazer Login do Facebook novamente, 
  • A página pede para curtir, adicionar e ou autorizar um aplicativo para poder ver o vídeo. 
  • Ao clicar no vídeo, é pedido para se instalar, usando uma frase do tipo "É necessário a instalação de uma atualização de segurança para a visualização do vídeo" . 
  • Ao clicar em ok e instalar a atualização o PC fará o download do arquivo malicioso e instalará extensões no navegador.

Como foi instalado um app no Facebook, dando ao mesmo o poder de publicar no nome da vitima, é disparado, sem a vitima fazer nada, uma porção de Spans visando pegar mais vitimas entre seus amigos.

Como remover os vírus do Facebook:


Faça o seguinte:

1- Olhe os app instalados no seu Facebook e retire todos os que você tem certeza que não usa, ou mesmo não use mais. Para isso vá em: http://www.facebook.com/settings?tab=applications ou use o caminho: Configurações da conta - aplicativos.

Como remover aplicativos com vírus no Facebook


2 - Vá nas extensões do seu navegador e retire as extensões que você não use, e principalmente as que tiverem os nomes : "Chrome Service Pack" ( no Chrome) “Mozilla Service Pack” ( no Firefox) ou algo como hacnainihjioklmpbekefnmgolokjlfp. Pode estar com outros nomes.

Como acessar e desinstalar as extensões do navegador:


 Lembre-se, nessa parte podem existir muitas outras com nomes diferentes.

No Chrome : Digite na barra de endereços: chrome://extensions/ ou use o caminho: Personalizar e controlar o Google Chrome - Ferramentas - Extensões- localize a extensão suspeita e a delete clicando na lixeira.

Como remover extensões com vírus no Chrome

No Mozilla Firefox: Vá no botão superior direito escrito Firefox-Complementos -Extensão. Após remover a extensão maliciosa reinicie o Firefox.

Como remover extensões com vírus no Mozilla Firefox


3 - No seu PC, vá nos seu Painel de controle e acesse o 'Adicionar e remover Programas" ( Windows XP ) ou 'Programas e recursos" no Windows 7 e remova Toolbars estranhas, ou com os nomes: "Chrome service pack", "mozilla service pack", "facebook update"  "fbsecpack2.9"

Lembre-se, nessa parte, acima descrita, podem existir muitas outras com nomes diferentes.

4- Faça limpeza de cache e Cookies dos navegadores, o que pode ser feito usando o programa Ccleaner ( encontrado no Baixaki- http://www.baixaki.com.br/download/ccleaner.htm ) ou diretamente nos navegadores:

Como limpar o cache e cookie diretamente do Navegador. 


Chrome: use o atalho CTRL + H Limpar dados de Navegação;
Mozilla Firefox use o atalho Ctrl + Shift + Delete

5- Faça varredura de seu PC usando o MalwareBytes Anti-malware ( tem no Baixaki http://www.baixaki.com.br/download/malwarebytes-anti-malware.htm )

6- troque sua senha do Facebook e email para maior segurança.

Essas medidas deverão ser suficientes para remover o vírus  Caso precise de ajuda, entre em contato comigo pelos comentários daqui do blog ou pelo meu perfil do Facebook - http://www.facebook.com/Descharth - Pode me add se assim desejar.


Muitos tem se beneficiado com essa postagem mas o agradecimento em forma de compartilhamento é pifio. O que é lamentável, já que compartilhar essa postagem seria uma forma de agradecimento e de ajudar a quem  precisa, assim como quem está lendo essa postagem.


Postar um comentário

7 Comentários

  1. Realmente esse virus se propagam ,demais é uma bizarrice atras da outra

    ResponderExcluir
  2. Realmente esse virus se propagam ,demais é uma bizarrice atras da outra

    ResponderExcluir
  3. Valeu! Cheguei a criar outro perfil com e-mail diferente mas não adiantou. Consegui me livra desta merda seguindo as instruções acima.

    ResponderExcluir
  4. Valeu! Cheguei a criar outro perfil com e-mail diferente mas não adiantou. Consegui me livra desta merda seguindo as instruções acima.

    ResponderExcluir
  5. Caramba...me ajudou muito! Esse problema com as propagandas apareceu agora mesmo no meu Facebook e em todos os outros sites que eu tava acessando. Fui logo pesquisar e segui as dicas aqui, que resolveram o problema de primeira!

    ResponderExcluir
  6. Não consigo desinstalar a extensão. Aparece:"esta extensão é gerenciada e não pode ser removida ou desativada"

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, isso significa que ao clicar em enviar, eles não são publicados imediatamente, e sim após serem analisados.