Beber leite demais causa anemia em crianças e adultos

O leite é uma fonte de vitamina D e Cálcio, que são vitaminas indispensáveis para o bom funcionamento do corpo humano. Mas tomar leite em excesso como fazem os brasileiros pode fazer mais mal do que bem a saúde  principalmente das crianças. Isso porque a ingestão de leite em demasia pode reduzir a quantidade de ferro armazenada no organismo causando anemia.

De acordo com pesquisa realizada no St. Michael's Hospital, no Canadá, descobriu-se que beber mais de 2 copos de leite diariamente está diretamente ligada a níveis baixos de ferritina no organismo. Embora esteja claro que quanto mais leite as crianças bebiam menores eram os níveis de ferro no sangue, ainda não se sabe exatamente qual interação gerava a perda do nutriente. Vale reforçar, porém, que o leite desempenha um papel importantíssimo na dieta e que, por isso, não é recomendado excluí-lo do cardápio.

O ideal é que as crianças bebam apenas 1 copo de leite ao dia, no máximo 2.

Diferenças entre leite materno e leite de vaca:
leite em excesso pode causar anemia

Leite materno rico em ferro - Até os seis meses de vida o aleitamento materno exclusivo supre as necessidades de ferro da criança, não necessitando de qualquer forma de complementação e nem de introdução de alimentos sólidos.

No entanto, crianças que tomam leite de vaca têm maiores riscos de ter anemia. O leite de vaca tem pouca quantidade de ferro e este é menos absorvido que o ferro do leite materno. Por esse “simples” detalhe é que nunca devemos substituir o leite da mamãe pelo leite da vaca.

Os alimentos ricos em ferro são a carne de vaca, frango e peixe, gema do ovo, feijão, soja, lentilha, ervilha, espinafre, brócolis, couve e verduras com folhagem mais escuras. Use e abuse deles!

A absorção de ferro é aumentada quando ingerido com o acido ascórbico ou acido cítrico, encontrados nas frutas cítricas (laranja, acerola, limão). Alguns tipos de chá inibem a absorção de ferro, assim como o leite de vaca em excesso.

Intolerância ao leite:
Cerca de 50% da população adulta mundial apresentam cólicas abdominais, flatulência e diarreia ao ingerir leite. 

Postar um comentário

0 Comentários