Cascatas que nos contam e acreditamos

Raspar a barba ou se depilar, faz os pelos nascerem mais grossos?
Não se deve nunca acordar um sonâmbulo?
Comer cenoura ajuda a enxergar melhor no escuro?

Se você pensa que quem cai nas correntes mais idiotas do facebook, é uma bobão, saiba que você, que nunca foi pego nessas cascatas virtuais, já pode ter sido feito de bobo na vida real. Conheça alguns "conselhos", meias verdades, e mentiras inteiras que costumamos escutar por aí, e que ás vezes acreditamos completamente, ou tivemos dúvidas se são verdadeiras ou não.

1- Vitamina C previne resfriado e cura.
A velha recomendação de "vitamina C e cama" para quem está resfriado, ou o conselho de  tomar diariamente vitamina C para prevenir um resfriado ou gripe, é pura lenda. Existem centenas de estudos e mais de 20 mil pessoas testadas com 200mg de vitamina C diariamente, e nunca se comprovou qualquer mudança tanto na questão preventiva ou cura. Portanto, se você anda gastando seu suado dinheirinho comprando essa vitamina, chupando laranja e limão que nem um doido, saiba que está jogando dinheiro fora. Laranja e limão possuem outros benefícios, mas não o de prevenir ou curar resfriado ou gripe.

2- A boca de um cachorro é mais limpa que a de um ser humano.
É sério que alguém é capaz de acreditar nisso, só porque falaram que o cachorro possui substâncias especiais que o previne de infecções? Bem, primeiro que as substâncias previnem para ele, o cachorro, e segundo, já viu quantas vezes um cachorro lambe a bunda cheia de  cocô? Agora imagine as que você não viu.

3- Fazer sexo na água não engravida.
Bobinha, isso é papo do carinha que quer fazer sexo sem usar camisinha. Mas depois que você engravidar, provavelmente ele estará além-mar. Claro que engravida, os espermas não vão morrer afogados, mesmo porque a priquita não vai estar alagada, e mesmo se tivesse, o risco de se engravidar dentro d'agua é totalmente igual a fora dela.

4- Se depilar, raspar os pelos, faz com que os fios nasçam  mais rápido, mais grossos.
Não, na verdade se trata de uma sensação tátil. Ao raspar o pelo, ele é cortado no seu comprimento, onde é mais grosso. Logo, o pelo que irá nascer nasce na espessura anterior, conforme cresce, a ponta se torna fina devido ao desfio ( ponta dupla).
O crescimento aparenta ser mais rápido, pois se pode acompanha-lo. Percebemos que ele está maior, o que não ocorre quando ele já está grande.

5- Cera quente afina os pelos.
Também não. Ocorre, que diferente do corte com lâmina, a cera arranca o fio pela raiz, então quando nasce o pelo novamente, ele nasce da forma natural, fino na ponta ( penugem) mas grosso no cumprimento, se deixar ele crescer, claro.

6- Nunca se deve acordar um sonâmbulo.
Se formos levar pelo lado do politicamente correto e da coisa certa a se fazer, é verdade. Acordar um sonambulo, pode causar certa confusão ao "doente", ou mesmo lhe pregar um bom susto. Imagine do nada você se deparar na cozinha em pé?
Nunca foi registrado nenhum caso no mundo em que um sonâmbulo morreu porque foi acordado durante uma crise.

7- Urina cura queimadura de água-viva.
Quem inventou essa queria dar boas gargalhadas ou ter um motivo para mijar em alguém. A urina quentinha pode dar uma aliviada rápida na dor, mas nada tem a ver com suas substâncias, e sim pelo fato de por estar quentinha ocorre uma troca de sensação no local, só isso.

8- Uma pessoa comum engole durante o sono, 8 aranhas por ano.
Essa cascata começou em 1954, publicada em uma revista de folclores de animais e se referia a tanto acordado, quanto dormindo. Na atualidade, um jornalista querendo ver o efeito das correntes de e-mail, resolveu espalhar a notícia como spam nas caixas de entradas. O resultado foi milhares de pessoas se borrando de medo de dormir com a boca aberta, acreditando e repassando essa bobagem.

9- Comer muita cenoura melhora a visão noturna.
Essa cascata foi contada pelos ingleses que queriam enganar os Nazistas. Com medo que os alemães descobrissem que eles ( os ingleses) usavam um radar para poderem efetuar ataques noturnos com seus aviões, espalharam pelas cidades alemães que os ingleses enxergavam bem no escuro, porque comiam muita cenoura.

10- Um chiclete demora 7 anos para sair do estomago.
Quem nunca entrou em desespero ou ficou preocupado após engolir um chiclete? Eu já, afinal sempre me disseram que era um perigo danado engolir um chiclete pois ele agarra na parede do estomago e ira ficar por anos, e eu poderia até morrer.
Que besteira, engolir um chiclete não faz nada de mal. Todas as suas substancias serão digeridas e aniquiladas pelos ácidos estomacais.Os mais resistentes sairão pelos canais naturais... traseiros, que fique bem explicado.
Claro que se a pessoa se tornar um engolidor compulsivo de chicletes pode vir a ter problemas estomacais.

11- Comer a noite engorda:
Segundo os especialistas, as pessoas ganham peso quando consomem mais calorias do que podem queimar. Comer mais do que três vezes por dia pode acarretar no aumento de peso e obesidade, mas o que importa mesmo é o quanto é consumido e não quando é consumido.

12- Beber 8 copos ou 2litros  de água por dia.
Não. A recomendação da quantidade de líquido ingerido todos os dias também inclui alimentos, como frutas e vegetais, bem como café e sucos.

13- Homens de pés grandes possuem grandes pênis.
 Um estudo com 3.100 homens concluiu que não há nenhuma relação entre os tamanhos.

14- Ler no escuro prejudica a visão.
Não há evidências e nem estudos científicos que provem que ler na penumbra pode trazer riscos à visão. Embora os olhos se adaptem à quantidade limitada de luz, eles voltam a sua potência total quando expostos a claridade.

15- Vacinas contra a gripe levam pessoas a ficarem gripadas:
Mito. Segundo os médicos, os vírus injetados no corpo do vacinado estão mortos e não podem causar qualquer doença.



Agora a cereja do bolo de todos os mitos e duvido, mas duvido que um dia ou nesse momento você não esteja pensando que seja verdade;

O ser humano só usa 10% da sua capacidade mental ou cerebral!

MITO, MENTIRA:

Trata-se de uma Lenda Urbana criada a partir de um chute de um radialista.
De acordo com o mito, o ser humano só utiliza 10% do cérebro. Posteriormente foi adicionado ao mito um outro mito, de que se o homem usar todo o seu cérebro, possuirá habilidades sobre-humanas, teria poderes paranormais como telepatia por exemplo.

Nenhum cientista que se preze endossa essa teoria dos 10%. Mesmo desconhecendo-se todas as capacidades do cérebro, é sabido que um cérebro saudável possui todas as suas regiões ativas, cada uma cuidando de uma determinada função.

O mito dos 10% teve origem na teoria da reserva de energia, criada pelos psicólogos de Harvard William James e Boris Sidis na década de 1980. Eles basearam a teoria na análise de William Sidis, uma criança prodígio que teve resultados em testes de QI similares a de adultos, entre 250 e 300. William James disse em audiências públicas que as pessoas só encontram uma fração de todo o seu potencial mental, o que é uma afirmação plausível.

O escritor e locutor de rádio Lowell Thomas, resumiu o estudo em poucas palavras e acrescentou a frase abaixo, adicionando por conta própria a famosa porcentagem;

 "O professor William James, de Harvard, costumava dizer que a maioria das pessoas desenvolve somente dez por cento da sua capacidade mental latente."

É verdadeiro que não usamos toda nossa capacidade de memória, ou quociente de inteligência, mas daí a dizer que só usamos 10% da capacidade do cérebro, é um tremendo exagero, um chute falso, que sai para fora do estádio, bem longe do gol.

Pois é, nessa eu acreditei por anos, e sempre usei como frase de efeito. Pode consultar a WIKIPÉDIA. http://pt.wikipedia.org/wiki/Mito_do_uso_de_10%25_do_c%C3%A9rebro.

Postar um comentário

0 Comentários