Verdades e Mentiras do caso da menina Layane Amaral

Circula no Facebook uma corrente pedindo o compartilhamento de uma imagem da Menina Layane Amaral que estaria com câncer ( Leucemia ).
O caso é um tanto complicado e mistura verdades e mentiras. 


É verdade que Layane Amaral, uma menina Portuguesa de 15 anos, se encontra com câncer no  IPOLFG - Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, e que sua família pede auxilio para o tratamento. Sua mãe fez uma página em Novembro de 2011 no Facebook pedindo ajuda, que pode ser vista aqui.  A página tem 1865 curtidores. 


Também foi criado um canal no Yiutube em 28/11/2011 ( http://www.youtube.com/watch?v=DE1xk6WWL1Y ) e um outro mais recente, datado em 28/05/2012 ( http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=H85s9aDMVcQ ) com o seguinte comentário:
Apesar de ter melhorado os valores das plaquetas, a Layane continua com prognóstico reservado. À espera de encontrar o seu irmão de sangue, a Lay não se queixa, não se zanga com a vida! Consegue mesmo disposição para mandar um sorriso para todos!
A foto abaixo, que tem circulado no Facebook, foi criada originalmente pela família de Layane Amaral, para ilustrar sua página no Facebook, cuja intenção é totalmente pura, e visa ajuda para a menina. 


Como se pode ver, é claramente uma foto para ilustrar uma página. Mas infelizmente , aproveitadores tem se utilizado dessa foto e desespero legítimo da família de Layana Amaral que clama por ajuda, para conseguirem receber "curtir" e "compartilhamentos" de suas próprias páginas.


Os canalhas simplesmente apenas repassam a foto e pedem, sem dar nenhuma explicação sobre o caso ou referência à página original, que se compartilhem a foto, pois seria essa a forma de ajudar a menina. Alguns apelam até para o famoso " a cada compartilhamento, a menina recebe 10 centavos".


O resultado dessa apelação sórdida, é que enquanto a página original da menina possui apenas 1865 curtidores e 4.440 compartilhamentos, as páginas aproveitadoras que não fornecem nenhuma informação concreta, atingem a marca de 120.000 compartilhamentos.


Não há nenhum sentimento de solidariedade, nenhuma boa intenção por trás dessas páginas. Há tão somente a ânsia de ganhar curtidores e seguidores, e não pensem que não existem fins lucrativos nessa ânsia. Não é raro se encontrar nessas páginas, links contendo propagandas externas que rendem um bom dinheiro.


Dicas: Nunca compartilhe fotos que usam doenças ou crianças desaparecidas sem maiores informações. Algumas, mesmo com informações, podem ser falsas. Enquanto você fica imaginando que não há mal nenhum em compartilhar, os pulhas agradecem.

- O Facebook, Google Plus, Orkut e etc nunca irão dar dinheiro algum para compartilhamento de SPAM. Pode parecer ofensivo para quem acredita, mas é muita ingenuidade acreditar nisso.


Compartilhe isso!







Postar um comentário

0 Comentários