Cresce o numero de Igrejas para Homossexuais no Brasil

Sem muitas alternativas de exercerem o direito a frequentar as igrejas tradicionais, os homossexuais tem encontrado igrejas inclusivas voltadas especialmente para eles, embora não rejeitem outros ‘renegados’ ou “excomungados”.

Mesmo contando com a desaprovação das igrejas ditas tradicionais e radicais, o numero de igrejas inclusivas, cresce cada vez mais no Brasil, de acordo com estudo encomendado pela BBC Brasil, que revelou pelo menos  10 igrejas gay-friendly no Brasil, além de mais de 40 missões e delegações no Brasil.

A maior concentração dessas igrejas se encontram dentro do eixo RJ-SP e ganharam força com a criação dos movimentos anti-homofobia e a diminuição do preconceito, vale lembrar que a diminuição do preconceito e a maior aceitação e compreensão do universo homossexual, não significa que tenha diminuído os ataques homofóbicos.

Em 2008, existia apenas uma igreja inclusiva no Brasil, hoje o numero de fiéis dessas igrejas chega a 10mil fiéis de todos os tipos de orientações sexuais.

Em sua maioria , as igrejas inclusivas seguem as mesmas linhas das igrejas católicas e protestantes ( evangélicas são todas, afinal todas pregam o evangelho ), como o celibato antes do casamento, monogamia e etc.

Nas igrejas tradicionais , os homossexuais precisam quase sempre esconder sua orientação sexual, sob o risco de serem expulso, ou pior, serem chamados a serem “convertidos em homossexuais” não raramente acusados de estarem possuídos por espíritos ruins.

Segundo o pastor Silas Malafaia, da igreja Assembleia de Deus - Vitória em Cristo,  a bíblia condena a homossexualidade, e para entrar em sua congregação é preciso que o homossexual se converta. E cita inclusive diversos caso de conversão.

Mas será que existe realmente ex-gay, como diz o Pastor Malafaia, ex-gay de verdade, que passou a deixar de gostar do sexo homossexual? A história da Pernambucana, Lanna Holder, hoje com 37 anos, põe essa questão em duvidas.

Lanna, aos 21 anos era Lésbica, usuária de drogas e “alcoólatra”, e se converteu a uma igreja evangélica para se “curar" da atração por mulheres, drogas e álcool”. Virou pastora da igreja Assembleia de Deus, casou e teve filhos… tudo ia bem até que em viajem aos EUA, conheceu Rosania Rocha, coralista da filial da Assembleia de Deus Americana. As 2 se apaixonaram e ao serem descobertas, foram expulsas da Igreja.

Em 2007, Lanna voltou ao Brasil e fundou a igreja "Comunidade Cidade Refúgio", que de 15 membros passou para 300, e já possui pretensões de abrir uma filial em Londrina.

A primeira Igreja inclusiva no Brasil veio dos EUA em 2002 , a Igreja da Comunidade Metropolitana – ICM  - (ou Metropolitan Church),

igrejas inclusivas para gays

Eis algumas da Igrejas Inclusivas Brasileiras;

‘Igreja para Todos’
‘Igreja Cristã Metropolitana’,
‘Comunidade Cidade Refúgio’
‘Igreja Contemporânea Cristã’
‘Comunidade Cristã Nova Esperança’ .

Localização de algumas igrejas Inclusivas para gays no Brasil

Igrejas Comunidades Metropolitanas

Belo Horizonte – MG;
São Paulo – SP;
ICM Betel Rio de Janeiro – RJ;
Vitória – ES;
Fortaleza – CE;
Pacatuba – CE;
Maringá – PR;
Divinópolis – MG


Igreja Cristã Contemporânea

ICC Rio de Janeiro – Madureira;
ICC Rio de Janeiro - Lapa;
ICC Campo Grande;
Nova Iguaçu- RJ;
Niterói – RJ;
Duque de Caxias – RJ;
Belo Horizonte – MG.


Comunidade Cristã Nova Esperança:

CNNE São Paulo – Sede Internacionais/MA
CNNE Fortaleza/CE
CNNE Guarulhos/SP
CNNE Maceió/ AL
CNNE Nata/ RN Regional Nordeste
CNNE Osasco/ SP
CNNE Recife/PE
CNNE Rio de Janeiro/ RJ
CNNE Santo André/SP
CNNE São Luís/MA


Igreja Comunidade Cidade de Refúgio

São Paulo.

A Teologia Inclusiva, como a própria denominação sugere, é um ramo da teologia tradicional voltado para a inclusão, prioritariamente, das categorias socialmente estigmatizadas como os negros, as mulheres e os homossexuais.
Seu pilar central encontra-se no amor de Deus pelo homem, amor que, embora eterno e incondicional, foi negado pelo discurso religioso ao longo de vários séculos. A Teologia Inclusiva contempla uma lacuna deixada pelas estruturas religiosas tradicionais do Cristianismo, pois, por meio da Bíblia, compreende que todos os que compõem a diversidade humana, seja ela qual for, têm livre acesso a Deus por meio do sacrifício de Jesus Cristo na cruz.

Leia mais em “

Video feito com pastores da Igreja Contemporânea

Postar um comentário

0 Comentários