Imagens de objetos e vítimas encontradas no mar já estão disponíveis pela nossa equipe

Sugestivo o título acima, não é mesmo? Pois ele não é de minha autoria, não.

Trata-se do título que encabeça um email que recebi a pouco tempo atrás, e que na verdade é mais uma das inúmeras ciladas virtuais tentando explorar a curiosidade natural que as pessoas sentem diante das tragédias.

O email continha a seguinte mensagem, além do título e da Logomarca do G1:

"Nossa equipe com exclusividade e com parceria com a FAB (Força Aérea Brasileira) ja teve contato com o comandante do Hércules, aeronave que transporta a equipe que fez as imagens do Airbus da Air France."

Ou seja, o email tenta nos fazer crer que a equipe de reportagem do G1 conseguiu parceria com a Força Aérea Brasileira para ter acesso a imagens de objetos e vítimas que teriam sido resgatados.

Mas olhando o remetente encontramos alguns erros grosseiros e nenhum deles nos fazem acreditar que se trata de um email do pessoal do G1.

No cabeçalho do email a parte "de": vem com um estranho remetente: amanda campos .

É relativamente fácil falsificar o campo de remetente de um email. O difícil mesmo é fazer esses hackers ficarem inteligentes:

Email da G1 enviado pelo pessoal da Microsoft? Logo mais abaixo, no campo enviado por, encontramosm um tal de "enviado porsaturn.robustserver.com"





No final da mensagem nos manda clicar no link imagem1.jpg que na verdade redireciona o incauto internauta para o site "fibianadiniz hospedado pela Ifrance.com

O link fornecido para a visualização de tais imagens força a vítima baixar um arquivo exe contendo um software malicioso identificado como MemScan:Trojan.Downloader.Delf.RGL (BitDefender).


Postar um comentário

1 Comentários

Os comentários são moderados, isso significa que ao clicar em enviar, eles não são publicados imediatamente, e sim após serem analisados.