Morreu Clodovil Hernandes

Médicos do hospital Santa Lúcia, em Brasília, realizaram no deputado Clodovil Hernandes 2 exames para detectar a sua morte cerebral dentre eles o "doppler transcraniano", feito para medir o fluxo de sangue no cérebro do paciente e tiveram resultados apontando o seu falecimento.

Clodovil foi vitimado por um AVC - acidente vascular cerebral - no dia 16/3/2009, mesmo se tivesse conseguido sobreviver , jamais poderia ter uma vida útil novamente, perderia mobilidades dos pés e mãos e teria dificuldades para falar.

Segundo um desejo expressado em vida pelo próprio deputado, seus orgãos serão doados. Devido a falta de parentes próximos, a autorização da doação foi obtida mediante pedido judicial, tendo como testemunhas amigos a quem ele confidenciou tal desejo, Serão doados os rins, o coração, o fígado e a córnea.

Seu corpo será velado no salão negro da camera do deputados de Brasília e depois seguirá para a Assembléia Legislativa de São Paulo e enterrado no cimitério do Morumbi.


Clodovil, nasceu no dia  17 de junho de 1937 em Elisiário, interior de São Paulo. Foi criado por pais adotivos e jamais conheceu seus pais biológicos e foi educado por padres em colégio interno.

Uma de suas frase mais pol|êmicas foi:
"É claro que preferia ser louro de olhos azuis. Um ariano, como Jesus Cristo

Durante sua campanha para deputado ele costumava dizer "Vocês acham que eu sou passivo? Pisa no meu calo para você ver..."

Em entrevista a revista Época, em 2006, Clodovil citou o que escreveria em sua lápide: “É preferível afrontar o mundo e servir nossa consciência a afrontar nossa consciência para ser agradável ao mundo”. 



Para quem pensava que Clô ficava de bobeira no congresso, saibam que ele foi autor de várias propostas importantes, muitas das quais a sua cara: polêmicas.

Clodivil Hernandes foi autor da proposta de emenda constitucional (PEC) 280/08, que pretende diminuir o número de deputados federais de 513 para 250. A proposta tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em relação a esse tema, Clodovil propôs realizar um plebiscito para que os brasileiros respondam se são a favor ou contra a redução do número de deputados.


Homossexual, Clodovil apresentou o projeto 580/07 para regulamentar a união civil de pessoas do mesmo sexo e, como filho adotivo, propôs que fosse criado o Dia da Mãe Adotiva. Ele também apresentou um projeto para obrigar o Estado a dar tratamento médico e psicológico imediato às vítimas de violência sexual.

Postar um comentário

0 Comentários