Destrua seu HD

Se você pretende se livrar de seu Pc, seja jogando-o no lixo , ou vendendo-o em algum lugar, cuidado! Você pode estar colocando a sua segurança em risco.

A revista Inglesa de computação Which? Computing,  comprou oito computadores de segunda mão no site de leilões eBay e conseguiu recuperar cerca de 22 mil arquivos dos HDs que os  donos pensavam que estavam totalmente "deletados". Dentre esses dados , haviam muitas informações confidênciais, fotos comprometedoras e senhas.... muitas senhas.....

Segundo a revista, a única forma de proteger verdadeiramente seus dados é pegar um martelo e quebrar seu antigo HD.

"Mesmo que delete seus arquivos, você ficaria surpreso em saber como é fácil recuperar os seus dados pessoais. Soa extremismo, mas a única forma de estar 100 por cento seguro é destruindo seu computador em pedacinhos."

Pode parecer besteira, mas tenha em mente que os criminosos e piratas virtuais, muitas vezes passeiam por sites de compra e venda de PC usados, visando adquirir o HD de possíveis vítimas em potencial.

Segundo a revista, um de seus leitores, Alexander Skipwith, foi chantageado e obrigado a pagar 100 libras - cerca de R$ 330 -  para ter de volta o seu antigo HD. Alexander  conta que o chantagista dizia estar na Letônia e lhe enviou um e-mail contendo fotos suas, para provar que tinha acesso à memória armazenada no disco rígido. Outros dados armazenados no HD de Alexander eram  extratos bancários e um pedido de empréstimo para a compra de imóvel.

Se você deseja saber como recuperar um arquivo apagado por engano, como recuperar dados de um disco rígido formatado,  ou ainda Como recuperar uma partição apagada indevidamente, a boa dica é o tutorial do Clube do Hardware " Recuperando dados Apagados ".

No mercado existem formatadores com a função Zero Fill - Zero fio - que preenche o HD com números zero e depois formata, limpando assim os dados e impedindo a  sua recuperação. Mas nada substitui o bom e velho martelo.


O que mais me chama a atenção nessa notícia é que ela é Inglesa. Acho que pela primeira vez vejo uma matéria interessante vinda da Inglaterra que tenha uma utilidade real. Particularmente eu não corro esse risco: Se eu fizer um Upgrade no meu PC, por medidas economicas alheias a minha vontade, aproveitarei o Hd, evidentemente.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. boa
    é uma otima dica
    agora ja sei, quando vender meu pc dexa meu hd cmgo
    hehehe melhor

    ResponderExcluir
  2. Cara,
    muito legal essa informação. Eu, dentro do pouco que sei sobre esse assunto, nem imaginava que isso pudesse acontecer!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Essa eu não sabia não é a toa que todos os dias tem gente tendo coisas intima divulgadas na net.
    Vlw pelo toque.

    ResponderExcluir
  4. Pois é muitos ignoram, eu mesmo nunca me atentei para essa possibilidade

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, isso significa que ao clicar em enviar, eles não são publicados imediatamente, e sim após serem analisados.