Gel protetor contra a AIDS

Enquanto ainda não se tem uma vacina capaz de imunizar contra a AIDS e seu terrível vírus HIV, cientistas buscam meios de tentar proteger o corpo contra a entrada do vírus.

Cientistas descobriram que remédio tenofovir utilizado no tratamento da Aids, pode também impedir a entrada do vírus , se for usado em forma de gel e introduzido no ânus.

Experiências em macacos foram bem sucedidas:
Cientistas da Universidade St. George de Londres, no Reino Unido, introduziram no ânus dos macacos o virus SIV, que é a versão símia do HIV.
Aqueles que tinham sido tratados com o gel até duas horas antes da exposição adquiriram proteção parcial, e em alguns casos até total. E mais: alguns deles desenvolveram anticorpos contra o vírus. Os animais que não receberam o tratamento, que receberam um placebo e que receberam o tenofovir após a administração da dose, acabaram infectados.

Muito embora a notícia seja bastante animadora, ainda não se sabe se o gel vai funcionar em seres humanos, já que um outro gel de uso vaginal que tinha dado resultados animadores em animais , não protegeu as mulheres.

Mesmo que esse gel dê resultados positivos em humanos, não devemos deixar de usar a camisinha, até que se ache a cura definitiva para a AIDS.

O que realmente me preocupa nessa notícia, é pensar que se as pessoas se sentirem seguras, irão deixar usar a camisinha, passando a usar somente o gel.
Em questão de contaminação por HIV , basta só um errinho e baubau.

O certo seria substituir o KY pelo tal gel, mas continuar a usar a camisinha.
Isso é, se o gel que combate a Aids também for capaz romper as barreiras que o KY rompe...










Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários