Aviões de papel no espaço


Quem nunca soltou aviãozinhos de papel? Aquela brincadeira de criança de fazer dobraduras na folha de um papel em forma de avião e depois o soltar e ficar vendo ele voar pelos ares?
Pois essa arte de dobrar papel se chama Origami, e como para os Japoneses nada é fácil, eles resolveram usar os aviôes de papel para um teste inusitado:
Irão lança-los da estação espacial internacional, em direção a terra. Os aviões terão cerca de 20 centímetros e pesarão cerca de 30 grmas, e receberão um composto que os fará resistir a uma temperatura de de até 300°C e resistirão a ventos equivalentes a 7 vezes a velocidade do som, cerca de 8.595 km/hora (ou Mach 7).

A idéia é inspirar novos modelos de veículos super-leves capazes de explorar a atmosfera terrestre.


Os cientistas pretendem no futuro, acoplar um sistema de localização nos aviõess de papel, mas por enquanto eles usarão a velha e boa tática do Naufrago, irão escrever nas asas dos origames e em vários idiomas, mensagens pedindo para que quem os encontrar os devolva. No melhor estilo, mensagem na garrafa.


Pensam que é só os Japas não descansam enquanto não arranjam uma coisa maluca para fazer? Os Brasileiros também estão aproveitando para fazerem suas pesquisas malucas no espaço.


O foguete brasileiro VSB-30 irá partir do centro Espacial de Estrange na Suiça levando em sua carga 72 tilápias.
Tilápias não são flores; flores são as tulipas. Tilápias são peixes.
O objetivo é usar as Tilápias para que elas em ambientes de microgravidades, possam ajudar os cientistas a estudarem os mecanismos de enjôo dos seres humanos. O que tem haver tilápias, enjôo e seres humanos?
Bem, as tílápias possuem a estrutura do ouvido interno (peixe tem ouvidos, sabe não?) parecida com as dos humanos, e as Tilápias são uma das poucas espécies capazes de ficarem enjôadas.
Portanto meu caro, cuidado ao nadar em águas com Tilápias, sei lá... uma delas pode estar enjoada e vomitar na água....


Quer apender a fazer alguns origames de aviôesinhos de papel maneiríssimos? O site http://www.lowe-tech.com/portfolio/paperplanes.asp tem cinco modelos legais de aviões de papel para você fazer. Basta escolher e ver como se faz.
Já o site http://hairball.bumba.net/~rwa2/aircraft/ possui 10 modelos, alguns simples e outros bastante complicados, com aerodinâmica incrível, eu testei todos e todos voam bem pra caramba. Para ver como se faz, basta clicar nas fotos dos aviões escolhidos, lá no site




Technorati : , ,

Powered by Zoundry

Postar um comentário

0 Comentários