Procon autua Caixa por propaganda enganosa da Mega Sena da Virada

O Procon do Rio de Janeiro decidiu na Segunda-feira autuar a Caixa Econômica por ter feito propaganda enganosa da Mega Sena da Virada.

A propaganda falsa veiculada em diversos meios de comunicações, informava que o prêmio da Mega Sena da virada seria de mais de R$ 280 milhões.

Acontece que o prêmio da Mega da Virada que foi dividido entre diversos apostadores foi de "apenas" R$ 246 milhões.

Em sua defesa a Caixa Econômica alega que o cálculo do Prêmio  "levam em consideração uma série de variáveis, que podem se confirmar ou não, como acumulações em concursos anteriores, volume da arrecadação, etc., pois as previsões são feitas mais de 90 dias antes da realização do concurso, no caso dos sorteios especiais como a Mega da Virada.".


Porém , para o Procon, as informações que diziam que o valor do prêmio eram só uma estimativa, estavam em letras pequenas de difícil visualização, essa dificuldade fazia com que muitas pessoas fossem induzidas a acreditar que o prêmio seria no mínimo desse valor.

Por se tratar de uma estimativa, o Procon entende como normal a margem de erro de 2% a 3%, e considera que não é razoável um erro de estimativa acima de 10%. No caso da Mega Sena o erro foi superior a 12%

A Caixa tem 15 dias para apresentar a sua defesa. Caso não cumpra o prazo ou seus argumentos não sejam aceitos, a Caixa será multada.

OPINIÃO: Quem joga está mais do que consciente que o valor é estimado, mas ainda assim, jogar essa estimativa para o alto é uma tentativa obvia de manipulação do cliente. Tanto assim que falaram em prêmios de mais de 280 milhões, e não em mais de 200 milhões por exemplo. É claro que 280 milhões atiçam mais o desejo do que 200 milhões.

Mas a grande questão é: qual seria o valor dessa multa? Dependendo do valor, vai compensar essa enganação. Deveria ser o valor da diferença: 34 milhões, só assim ficaram menos malandros nas estimativas.


Postar um comentário

0 Comentários