Petição Pública, funciona ou não?

Criar e assinar petições publicas se tornou uma grande mania entre os internautas, mas fica a grande pergunta: Será que essas "Petições Públicas' servem de fato para alguma coisa ou é apenas uma grande brincadeira?

Infelizmente, para quem leva petições a sério e assina pensando que estará alterando algo, ou contribuindo para que algum tipo de justiça seja feita, a resposta é NÃO. Petições publicas da Internet não possuem o menor valor. 

E a resposta para isso é bem simples:

1. não há nenhuma garantia que o nome que aparece seja de uma pessoa de verdade. Pode ser um programa-robô elaborado para criar nomes diferentes combinando alguns outros nomes e sorteando números de RG;

2. ainda que haja cuidados para que isso não aconteça e apenas pessoas de verdade votem, há risco de pessoas mal-intencionadas votarem também por outras (que nem mesmo conheçam a petição).

3- Algumas pessoas votam por clamor popular sem de fato se inteirar de fato do problema, são como leitores de manchetes, que não chegam a conhecer o verdadeiro conteúdo do que se reivindica.

Há quem defenda que essas petições podem servir como pressão politica, mas parece que no caso do  repúdio à candidatura de Renan Calheiros à presidência do Senado, a petição não mudou em nada a cabeça do Senadores que confirmaram a escolha de Renan.

Abaixo-assinados simples, em folha de papel com assinaturas e RG, embora também não sejam tão eficazes e também sejam fáceis de fraudar, sensibilizam muito mais do que petições online.



A casa Branca ( EUA) tem um site próprio de petições, o We The People, e seria uma tremenda ideia para ouvir a voz do povo, certo? Ledo engano... primeiro começaram a fazer petição pedindo que o governo americano fizesse a nave Estrela da Morte, o governo americano até achou engraçado e deu uma resposta mais engraçadinha ainda, dizendo que o custo seria de 850 quatrilhões de dólares e tals..
A partir daí, a coisa desandou de vez, com pessoas criando os mais diversos tipo de petições sem sentido , como a adoção do Pokemom como simbolo do Estado etc. 

O governo americano ainda mantém o site no ar, mas não dá mais o minimo valor ao canal que possui milhares de petições pedindo para fechar o site de petições oficial dos EUA.

Não quero dizer que as pessoas devem parar de assinar petições por serem inúteis, quero apenas que elas saibam que são inúteis, e que são no máximo apenas uma forma de desabafo.Vale portanto como uma brincadeira, mas nunca como uma forma de provar um ponto de vista ou um repudio real de massa.




.

Postar um comentário

0 Comentários