ALERTA: Acessórios de pulseiras de elásticos podem causar câncer.

As inocentes pulseiras de mini elásticos que viraram moda no Brasil e no mundo podem fazer mal a saúde das crianças. A bem da verdade, o problema não se encontra exatamente nos elásticos das pulseiras e sim no seus acessórios conhecidos como "loom band charm", na maioria fabricados na China.

Esse pequenos acessórios podem conter quantidades absurdas de 40% de um produto químico cancerígeno chamado FTALATO podendo causar danos ao fígado, rins e pulmão, além de anormalidade no sistema reprodutivo, também provocam alterações hormonais.
O Ftalato é usado para deixar os acessórios maleáveis. Para se ter uma ideia do perigo que esses 40%  representam, a legislação Européia só permite 0,1% dessa substância.



Sendo que o problema se agrava quando o químico entra no organismo (isto acontece sempre que o plástico é mordido ou levado à boca - algo bastante provável já que se tratam de crianças).

NA INGLATERRA, LOJA RECOLHEU PRODUTOS

De acordo com a BBC, uma loja britânica foi forçada a recolher as pulseiras de suas prateleiras depois da divulgação dos testes que revelaram que os produtos poderiam conter um alto teor de ftalatos (bem além do permitido). Ainda de acordo com a reportagem, as embalagens apresentavam o selo que indica que o produto respeita as normas de segurança da União Europeia.

A loja britânica disse à BBC que, "como medida de precaução", retirou os produtos "enquanto conduzimos uma investigação completa".

Voltando a explicar que o problema não se encontra nas pulseiras e sim nos pequenos acessório vindos da China.

Fonte: BBC Londres

Postar um comentário

0 Comentários