Como o Ibope mede a audiência da TV?

Quando eu era pequeno, acreditava que o Ibope media as audiências escondendo aparelhos medidores dentro dos televisores sem que o dono soubesse. Bem, eu era criança.

Saiba como realmente é feito a a medição da audiência do Ibope:

O princípio é igual ao de qualquer outro tipo de pesquisa: os institutos de medição registram as preferências de uma quantidade bem pequena de pessoas. É a chamada amostragem. 

No Brasil, 87% das casas têm televisão. Isso dá cerca de 39 milhões de domicílios com telespectadores. Para saber a que esse pessoal todo assiste, o instituto Ibope, por exemplo, verifica a audiência em 3 019 casas - ou 0,008% do total.

 A medição pode ser feita de três maneiras: 

1 - por uma folha que os moradores preenchem e o instituto recolhe; 

2 - por aparelhos eletrônicos que mandam uma vez por dia a relação de todos os programas assistidos na casa; 

3 - por um controle em tempo real, que indica a cada minuto as variações de audiência, transmitindo instantaneamente os resultados às emissoras. 

Esse último sistema, a forma mais moderna de medição, existe apenas na Grande São Paulo (a gente explica no infográfico como funciona esse processo). O número de domicílios adaptados a essa tecnologia é ínfimo: ao todo, são apenas 750 casas, ou 0,002% do total brasileiro. 

Com tão pouca gente pesquisada, como essa medição pode dar certo, dentro de uma margem de erro aceitável? A chave é selecionar bem os domicílios pesquisados, escolhendo a amostra por parâmetros socioeconômicos que reflitam a composição da sociedade brasileira.



Assista ao vídeo abaixo para entender melhor.





Agora sabendo como é feito a medição da audiência televisiva pelo Ibope, você acredita que ela é mesmo real?



Postar um comentário

0 Comentários