Cientistas abrem buracos em vacas vivas para observar sua digestão

By | 23:03 Leave a Comment
Uma experiencia feita por pesquisadores agrícolas, em Grangeneuce, na Suíça, tem causado muita revolta e indignação nos ativistas dos direitos dos animais. Os pesquisadores possuem 14 vacas com buracos de aproximadamente 20 cm nas laterais de seus corpos para que eles possam observar o sistema digestivo e possam monitorar exatamente como as vacas processam seus alimentos. 

O nome desse processo se chama "Cânula Bovina" "Cânula Ruminal" ou "Fístula Ruminal" e consiste na introdução cirúrgica de um tubo até o estômago da vaca. A partir do orifício os pesquisadores fazem a coleta de amostras do aparelho digestivo e, em seguida, tampam o buraco com uma válvula.

Os cientistas garantem que as vacas não sentem nada durante o processo. Ainda segundo os pesquisadores a técnica pode ajudar o meio ambiente. Isso porque o estudo permitiria entender melhor o gasto energético das vacas possibilitando aos pesquisadores encontrar um modo de reduzir a quantidade de gás metano liberado pelos animais.


Assista ao vídeo mostrando o processo feito pelos pesquisadores.


Mas não pense que essa técnica é novidade e se resume apenas a pesquisas em laboratórios. 
Essa técnica existe desde 1920 e fazendo uma pesquisa pela internet foi fácil achar videos horríveis sobre o assunto com o alimento jorrando pelo buraco e pilões sendo usados para revirar a comida dentro do estomago da vaca. Só assista ao vídeo se você tiver estomago forte.
Complicações podem ocorrer após a implantação de cânulas permanentes, como peritonite e vazamento de conteúdo ruminal. O vazamento de grande quantidade de conteúdo do rúmen pode levar o animal à desidratação e desnutrição. 

Além disso, o líquido ruminal extravasado provoca lesões na pele, produz odor desagradável e favorece o aparecimento de miíases. 

O que é Ruminante?
Ruminante é uma subordem dos mamíferos herbívoros que possuem vários compartimentos gástricos, por isso também denominados de poligástricos; o termo ruminantes advém do fato de estes animais ruminarem, isto é, depois de ingerirem rapidamente o alimento, eles tornam a regurgitar o alimento para a boca, onde é de novo mastigado e deglutido.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Os comentários são moderados, isso significa que ao clicar em enviar, eles não são publicados imediatamente, e sim após serem analisados.